Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Veja mitos e verdades sobre o zika





O surto de microcefalia que atingiu o Brasil nos últimos meses chamou a atenção da população para o vírus zika – doença similar à dengue, transmitida pelo mesmo mosquito, e tida como um dos possíveis causadores da microcefalia. Entretanto, o clima de medo que o vírus causou na população pode fazer com que muitas pessoas compartilhem informações equivocadas sobre o vírus. Para tirar as dúvidas, veja uma lista de mitos e verdades sobre o zika.

- Crianças e  idosos apresentam sequelas neurológicas graves após zika: Mito. As sequelas neurológicas descritas são apenas da síndrome de Guillan-Barré, doença autoimune que pode surgir após o zika e causa fraqueza muscular.

- Mulheres com zika no segundo e terceiro trimestre de gravidez não correm risco de ter bebês com microcefalia: Não confirmado. Apesar da microcefalia ser mais comum quando a grávida é infectada no primeiro trimestre, ainda não há estudo comprovando que não há riscos em outros períodos da gravidez.

- Zika pode ser transmitida por sêmen e leite materno: Verdade. O vírus pode ser transmitido por fluidos corporais, inclusive o sangue, quando o vírus está ativo.

Tão rápido quanto se espalha o vírus zika pelo Brasil, correm também os boatos e informações alarmistas a respeito da epidemia. Dados que relatam mortes de crianças e consequências graves, além da microcefalia, são alguns dos rumores que tomam conta das redes sociais e aplicativos de comunicação instantânea. Com isso, crescem as dúvidas a respeito do vírus, seus efeitos e prevenção. Nancy Bellei, professora e infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), lista ao R7, os mitos e verdades a respeito do zika, para ajudar a população a se proteger e, também, a não dar continuidade à corrente de boatos. Veja a seguir!


- Repelentes naturais de cravo, citronela e óleo mineral funcionam: Mito. Nenhuma pesquisa científica comprova a eficácia de repelentes naturais.

- O zika é o responsável pelo surto de microcefalia: Não confirmado. Já foi comprovado que alguns casos foram causados pelo zika, mas não é possível afirmar que todos os casos tenham relação com a doença.

- Usar roupas brancas evita a picada: Mito. Não há qualquer evidência de que os mosquitos evitem qualquer cor.

- Uma vacina contra zika pode surgir em médio prazo: Verdade. Estudos estão sendo feitos para desenvolver o medicamento preventivo. Vacinas contra dengue, febre amarela e encefalite japonesa, doenças similares, já existem

- A melhor prevenção contra o zika é combater o Aedes aegypti: Verdade. Sem o mosquito transmissor, a tendência é reduzir os casos da doença.


- Não se pode usar repelente com protetor solar: Mito. Os produtos podem ser usatos simultaneamente sem problemas.

- Se pegar zika uma vez, não pegará novamente: Não confirmado. Ainda não há comprovação dessa afirmativa, mas indícios apontam que só se pode pegar a doença uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.