Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

domingo, 3 de janeiro de 2016

Taxa de religação: Governador Rui Costa pode acabar com abuso cometido pela Coelba



Foto:


Até que enfim - aliás, diga-se de passagem, sempre defendi tal tese aqui no blog - os baianos poderão se ver livres de um dos maiores absurdos impostos aos consumidores de energia elétrica, e que é a taxa de religação, por parte da Coelba, em caso de corte por falta de pagamento, ao meu ver um verdadeiro achaque no bolso da população.

Faço o registro porque a abusiva cobrança deste pagamento deverá proibida, segundo o projeto de lei nº 21.154/2013 de autoria do deputado Targino Machado (DEM) aprovado recentemente pela Assembléia Legislativa da Bahia. O projeto determina que em caso de suspensão por atraso, a concessionária, que terceiriza o serviço e chega a cobrar em torno de R$ 50,00 por cada religação - em trabalho que leva minutos -  deve, em prazo máximo de 24 horas, retomar o fornecimento sem qualquer custo ao consumidor.

Para o deputado, é um absurdo o consumidor pagar as multas e juros e ainda ter que pagar a taxa de religação. "É um absurdo. É uma conduta abusiva da concessionária. E com este Projeto de Lei, haverá a proibição desta taxa, retirando esta cobrança da população", diz o deputado.

Após o pagamento total da dívida, concessionária cobra da população a taxa para a religação, como se os consumidores ainda estivessem inadimplentes, mesmo depois do débito ser quitado. "A via de cobrança natural, dentro de um Estado Democrático de Direito, é a judicial, com obediência ao devido processo legal. O contribuinte não pode ser submetido a constrangimento pela adoção desta via, que, embora aceita, submete-os a danos materiais e morais, de difícil reparação", completa o parlamentar.

O projeto agora vai ser submetido a sanção do governador Rui Costa. Só depende dele./topatudonews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.