Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 2 de janeiro de 2016

Salário mínimo de R$ 880 vale a partir desta sexta



Dinheiro - Nota Real
Salário mínimo teve reajuste de 11,6%(Istockphoto/Divulgação)



Está em vigor a partir desta sexta-feira o novo valor do salário mínimo, que foi reajustado em 11,6%, passando de 788 reais para 880 reais. Segundo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a medida terá impacto de 30,2 bilhões de reais nas contas públicas em 2016. Desse total, 27,3 bilhões de reais já estão previstos no Orçamento. Outros 2,9 bilhões de reais não estão na peça orçamentária e será necessário encontrar maneiras - o governo não informou quais - de equacionar a conta.

O reajuste foi definido com base na inflação apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos 12 meses anteriores ao mês do reajuste. A fórmula para o cálculo leva também em conta a variação do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas do País, de dois anos anteriores.

O Dieese espera um aumento de 30,7 bilhões de reais na arrecadação tributária, por meio da elevação do consumo, apesar da expectativa de recessão em 2016. A previsão de incremento de renda na economia é de 57,042 bilhões de reais. Dos 48,3 milhões de brasileiros que recebem o mínimo, 22,5 milhões são beneficiários do INSS, 13,4 milhões são empregados, 8,1 milhões trabalham por conta própria, 3,99 milhões são trabalhadores domésticos e apenas 169 são empregadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.