Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Brasil é mais perigoso para a imprensa do que países em guerra


ImageProxy

Entre as nações mais perigosas do mundo para o exercício profissional do jornalismo, o Brasil ocupa posição de destaque. Em 2015, o país alcançou números assustadores: 8 mortes e 64 agressões, tendo apresentado situação pior do que em países em guerra. No total, foram 116 registros de violações à liberdade de expressão, com casos de ameaças, intimidações e ataques. Os dados estão no relatório sobre Liberdade de Imprensa da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), lançado na segunda-feira , 22, em Brasília.

“Foi um ano cruel para o jornalismo brasileiro. Está ocorrendo uma inversão de valores, onde o profissional da imprensa devidamente identificado tem se tornado alvo das agressões, seja pelos próprios manifestantes ou, ainda mais grave, pelos policiais que têm a obrigação constitucional de garantir a segurança desses profissionais”, declarou o presidente da entidade, Daniel Slaviero, em coletiva à imprensa.

Para a organização, o ano de 2016 é preocupante pelas eleições municipais, visto que os veículos de comunicação desempenham papel investigativo forte, envolvendo casos de corrupção relacionados a agentes públicos ou empresários. “Precisa haver uma ampla investigação, apuração e punição rigorosa nesses casos para que outras pessoas que queiram ter esse tipo de atitude contra profissionais da imprensa sejam inibidas”, explicou Slavieiro.

A partir desta edição, o levantamento da Abert passa a verificar casos que aconteceram durante todo o ano, de janeiro a dezembro. Antes, os dados eram compilados de outubro a outubro e apresentados durante a Conferência da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR)./Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.