Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Detran pede prorrogação do prazo para implantação da placa Mercosul na Bahia



Detran pede prorrogação do prazo para implantação da placa Mercosul na Bahia


A nova placa será obrigatória para os veículos zero quilômetro e no caso de transferência de propriedade.

Ela terá quatro letras e três números, emblema do Mercosul, bandeira do Brasil, marca d’água e código de barras bidimensional (QR-Code). “A maior vantagem da troca será a proteção do sistema de trânsito.

Ficará muito mais difícil a fraude, porque cada par de placas terá um código específico. Sempre fomos a favor da medida, apenas pedimos um pouco mais de tempo para a implantação”, explicou o diretor.

Primeiras placas do padrão Mercosul foram instaladas no Rio de Janeiro — Foto: Ministério das Cidades/Divulgação

O Detran do Distrito Federal pediu ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) prazo adicional, de 90 dias, para implementar o padrão Mercosul nas placas de veículos da capital federal. O novo modelo deveria entrar em vigor a partir do próximo sábado (1º) mas, dois dias antes, nenhuma placa tinha sido instalada.

Segundo o Detran, as empresas fabricantes e estampadoras ainda não têm os equipamentos técnicos para realizar o serviço. O G1 e a TV Globo pediram os nomes dessas empresas, mas o departamento disse que o credenciamento ainda não tinha sido concluído até esta quinta-feira (29).

Em um ofício assinado na segunda (27) e encaminhado ao Denatran, o Detran-DF diz que nenhuma fábrica ou estampadora "têm condições para iniciar a produção de placas no padrão Mercosul". O departamento aponta, ainda, que a medida poderia causar prejuízo ao mercado do DF.

“Com a chegada do fim de ano, época em que as vendas de veículos são melhores, qualquer mudança no atual sistema sem a devida correspondente prestação de serviço poderá resultar em prejuízo ao mercado do DF e aos cidadãos que adquirirem seus veículos e não conseguirem efetuar o emplacamento”, diz a nota enviada à TV Globo.

Placas do Mercosul no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/TV Globo

O Denatran informou, na noite desta quinta-feira (29), que os pedidos de prorrogação de prazo para implementação das placas padrão Mercosul estão sendo analisados. Nesta sexta (30), o assunto deve ser discutido em reunião de Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A novela da placa

A placa do Mercosul chegou a ser suspensa pela Justiça, mas foi liberada temporariamente até que o processo seja julgado em definitivo.

As placas começaram a ser instaladas no Rio de Janeiro em 11 de setembro. Até 1º de dezembro, todos as demais unidades federativas deveriam fazer o mesmo.

Em uma nova mudança, nesta quarta-feira (28), o Ministério das Cidades anunciou que as placas do Mercosul para o Brasil perderão símbolos de município e estado – algo que estava sendo contestado e era diferente do padrão adotado nos outros países da região.

Nesta quinta (29), o Contran autorizou que o tamanho das novas placas do Mercosul seja alterado, caso elas não caibam em determinados veículos.

Como é o novo padrão?
O novo padrão tem quatro letras e três números, diferente do modelo usado até então, com três letras e quatro números.

Outra diferença é que a cor do fundo das placas será sempre branca. O que varia, agora é a cor da fonte:

Novo padrão de placas, já adotado no Rio de Janeiro, prevê combinação de 4 letras e 3 números — Foto: Karina Almeida e Claudia Peixoto/G1

Preta: veículos de passeio;
Vermelha: veículos comerciais;
Azul: veículos oficiais;
Verde: veículos em teste;
Dourado: veículos diplomáticos;
Prateado: veículos de colecionador./G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.