Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

sábado, 17 de agosto de 2019

Internet muda o perfil dos ouvintes de rádio



ouvinte radio

Ao extender a área de penetração de forma exponencial. Uma rádio FM tem normalmente uma audiência regional, centrada na cidade onde opera e alcançando as que estrão em volta. No caso da Morena FM, por exemplo, sua sede é Itabuna e ela alcança ouvintes em mais 70 cidades.

Isto era o máximo que uma FM podia alcançar antes da internet. Mas tudo mudou a partir dela. A Morena FMtransmitiu online pela primeira vez em 1996, quando a internet comercial ainda engatinhava no Brasil, e era a única do Brasil a fazer isso 24 horas por dia.

Depois passou alguns anos sem transmitir porque queria uma qualidade maior. Na volta, com transmissão 24h por dia em AAC+ (qualidade quase igual à da transmissão local), resgatou ouvintes e ganhou novos. Hoje, pessoas que moram em 97 países ouvem a rádio ao vivo graças à internet.

Os que mais ouvem

Como voce espera, a maior parte da audiência é de outros estados do Brasil. Depois disso, as maiores audiências estão nos EUA, Russia, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Ucrania, Espanha, Alemanha, Moçambique e Portugal.

Isso hoje, porque a ordem dos países varia durante o ano. O que não costuma mudar é a presença de EUA e Canada na lista dos 10 países que mais ouvem. No primeiro, porque a Morena FM ficou bem conhecida por lá quando se tornou a primeira das Américas a só usar música digital (1991) e comerciais digitais (1992).

No segundo, por causa de um trabalho de marketing desenvolvido pela emissora junto a sites de lá. Nas últimas 10 semanas, Russia, Emirados e Ucrania se tornaram constantes na lista, mas a rádio ainda não sabe porque aconteceu o aumento de audiência nestes países.

Fuso horário importa

Se aqui na região os horários mais ouvidos são manhã, almoço e noite; na internet a coisa muda. O almoço lidera com 23,6%, seguido de perto pela tarde (22,9%) e noite (22,1%), depois vem manhã (16,2%) e madrugada (15,2%). Isto porque a audiência online está em diversos fusos horários.

Por exemplo, nos EUA, segundo país que mais ouve a Morena FM online, existem 7 fusos (horários) diferentes. O A La Carte que voce ouve das 12h às 14h em Itabuna, é ouvido a partir das 10h em New York, 9h em Chicago, 8h em Denver, 7h em Los Angeles, 6h no Alaska e 5h no Hawaii.

Hoje, com o horário de verão de lá, o mesmo A La Carte é ouvido em Portugal e Inglaterra a partir das 16h, no resto da Europa central às 17h, na Russia e Ucrania às 18h, nos Emirados Árabes às 19h, na Índia às 20h, na China às 23h, no Japão e Australia à meia-noite.

"O desafio nos próximos anos, da Morena FM e das outras rádios do Brasil, será montar uma programação adequada a todos os fusos horários ao mesmo tempo, uma tarefa quase impossível, mas necessária", revela Marcel Leal, criador e presidente da emissora./ aregiao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.