Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Lajedão e mais nove municípios baianos serão extintos se PEC de Bolsonaro for aprovada



Lajedão e mais nove municípios baianos serão extintos se PEC de Bolsonaro for aprovada


O PT será o partido que mais perderá com a possível extinção de municípios baianos. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo apresentada no início do mês pelo governo do presidente Jair Bolsonaro prevê acabar com cidades com menos de cinco mil habitantes e que não conseguem arrecadar sozinhos 10% de sua renda total.

Na Bahia, ao todo, 10 municípios seriam afetados. Destes, três são administrados pelo PT: Dom Macedo Costa (Guito da Saúde), Maetinga (Edcarlos Lima) e Catolândia (Catolândia). Presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação classificou a proposta de Bolsonaro como um “equívoco político e social”.

“Acho que é uma proposta que não condiz com a realidade. A descentralização é uma tendência, inclusive, na Europa. O que há hoje é a má aplicação dos recursos, mas a extinção não vai resolver. Além disso, vamos perder, com a extinção, agentes de políticas públicas, por exemplo”, declarou o petista. De acordo com a PEC esses municípios seriam extintos e regrediriam para a condição de distritos, integrados a municípios maiores e próximos.

Depois do PT, o PSD e o PP seriam as siglas mais afetadas na Bahia. A legenda do vice-governador da Bahia, João Leão, perderia Aiquara e Lafaiete Coutinho. Já o partido do senador Otto Alencar ficaria sem Lajedinho e Gavião. O DEM – legenda do prefeito ACM Neto – ficaria sem Lajedão. O PL perderia Contendas do Sincorá e o MDB ficaria sem Ibiquera. Segundo o jornal O Globo, o governo terá dificuldades para aprovar o projeto no Congresso Nacional. Deputados e senadores ouvidos pela reportagem ressaltam que o Legislativo não foi consultado sobre o assunto.

De acordo com projeção da Confederação Nacional de Municípios (CNM), ao menos 1.217 municípios podem deixar de existir. Localizados em 22 estados, a maior parte deles está nas regiões Sul (432), Sudeste (360) e Nordeste (224), com possíveis perdas também no Centro-Oeste (128) e no Norte (73)./TH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.