Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

domingo, 19 de setembro de 2021

Ex-secretário da Educação da Bahia morre em acidente de carro.

 Adeum Sauer, comandou a pasta da Educação entre 2007 e 2009, durante o governo Jaques Wagner — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O professor e sociólogo Adeum Hilário Sauer, que dirigiu a Secretaria da Educação da Bahia entre os anos de 2007 e 2009, morreu na noite de sábado (18) em um acidente de carro na BA-001, nas imediações de Canavieiras, no sul da Bahia. A informação foi confirmada pelo governo do estado. 

Adeum atualmente lecionava na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, também na região sul da Bahia. 

O governador Rui Costa publicou nas redes sociais uma mensagem de pesar pela perda do professor, a quem atribuiu grande empenho no trabalho pela educação da sociedade baiana. 

"Recebi há pouco, com muita tristeza, a notícia do falecimento do professor Adeum Sauer, ex-secretário estadual da Educação nos primeiros anos do governo Jaques Wagner e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, a UESC. Sua trajetória foi marcada pelo empenho em transformar a vida de baianos e baianas pela educação. Que Deus conforte familiares e amigos neste momento de dor", disse Rui. 

Governador Rui Costa lamenta morte do professor Adeum Sauer — Foto: Reprodução/Redes Sociais 

O atual secretário da Educação do estado, Jerônimo Rodrigues, também lamentou a morte de Adeum e destacou os trabalhos feitos peplo professor, citando que ele era gaúcho e escolheu a Bahia para viver. 

“É uma tristeza muito grande receber esta notícia e no dia em que marca o centenário de Paulo Freire. O professor Adeum teve uma vida dedicada à educação. Um gaúcho que escolheu a Bahia para viver. Ele deixa um legado e seu exemplo de trabalho e dedicação pela educação pública e de qualidade. Nossos profundos sentimentos à família e a todos que com ele tiveram a oportunidade de conviver”, disse em nota. 

Ação semelhante à do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, que ressaltou o conhecimento de Adeum Sauer e classificou o falecimento como uma "lastimável perda para a educação". 

"Nesse momento de dor, quero hipotecar minha solidariedade aos familiares, amigos, alunos e ex-alunos do professor Adeum Sauer. Homem de notório saber, uma lastimável perda para a educação. Que Deus em sua misericórdia, o receba em luz". 

Biografia 

Adeum era formado em Filosofia e Direito, com pós-graduação em Sociologia e Política e mestrado em Sociologia feito na Alemanha. Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UESC; presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime); secretário municipal de Educação de Itabuna, nos períodos de 1993-1996 e 2001-2004. 

Ele também atuou como membro do Conselho do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, e era e membro da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE)./G1 Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.