Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

CGU e Polícia Federal combatem irregularidades na Prefeitura de Almenara (MG)

Prejuízos de ordem financeira, além do comprometimento no que tange ao atendimento à população em suas demandas

A Controladoria-Geral da União (CGU) participa, nesta quarta-feira (22/11) da Operação Bid Rigging. O trabalho é realizado em parceria com a Polícia Federal (PF). O objetivo é combater irregularidades na condução de procedimentos licitatórios de aquisição e prestação de serviços na área da saúde, inclusive em ações de enfrentamento à Covid-19, pela Prefeitura Municipal de Almenara (MG). 

Investigação 

A investigação originou-se a partir de denúncia encaminhada à CGU pela Delegacia de Polícia Federal em Governador Valadares (DPF/GVS), em Minas Gerais, informando sobre supostas irregularidades cometidas pela Prefeitura Municipal de Almenara (MG) em contratações destinadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, no exercício de 2020. 

Após análise dos auditores sobre alguns processos licitatórios conduzidos pela Prefeitura Municipal de Almenara (MG), identificou-se uma série de indícios de irregularidades, entre as quais destacam-se favorecimento a empresa, direcionamento de contratação, participação em licitação de empresa de fachada e inexecução contratual, cujo montante contratado gira em torno de R$ 3 milhões. 

Impacto Social 

Os indícios de irregularidades identificados causaram impacto no enfrentamento da pandemia de Covid-19 em âmbito municipal, podendo ter ocasionado prejuízos de ordem financeira, além do comprometimento no que tange ao atendimento à população em suas demandas por prestação de serviços públicos na área da saúde. 

Diligências 

A Operação Bid Rigging consiste no cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Almenara (MG), Jacinto (MG) e Ponto dos Volantes (MG), além de afastamento de sigilo fiscal, bancário e bloqueio de valores. O trabalho de campo conta com a participação de quatro servidores da CGU e de 52 policiais federais. 

A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), mantém a plataforma Fala.BR para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre esta operação ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico. A denúncia pode ser anônima, para isso, basta escolher a opção “Não identificado”. 

O cadastro deve seguir, ainda, as seguintes orientações: No campo “Sobre qual assunto você quer falar”, basta marcar a opção “Operações CGU”; e no campo “Fale aqui”, coloque o nome da operação e a Unidade da Federação na qual ela foi deflagrada./gov

Matéria relacionada: 

Operação contra fraude em licitações é deflagrada em Almenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.