Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Jucurunet em alerta: Bahia Sem Fogo

 

As ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado da Bahia se tornaram mais efetivas a partir de 2010, com a criação do programa Bahia Sem Fogo. 

O programa é coordenado pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia (instituído pelo Decreto nº 11.559, de 1º de junho de 2009), formado por representantes de secretarias estaduais, instituições municipais e federais, entre elas: o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Casa Militar do Governador; Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Secretaria da Educação (SEC), Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Secretaria de Turismo (Setur) e Corpo de Bombeiros Militares do Estado da Bahia (CBMBA). 

O Bahia Sem Fogo tem como objetivo coordenar as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação (UCs) no estado, oferecendo infraestrutura e logística para as ações, quando necessário. 

Combate - A Sema distribui equipamentos de proteção individual, transporte e suprimentos para as equipes de campo, pagamento de diárias para servidores e motoristas e locação de veículos e aeronaves. 

Prevenção - O programa atua na prevenção às queimadas, promovendo cursos para formação de peritos, treinamento de brigadistas, reuniões e oficinas com as comunidades rurais, campanhas de prevenção e sensibilização e a organização de subcomitês. 

Boletim Bahia Sem Fogo - A partir de fevereiro de 2017, em períodos de maior ocorrência no registro de queimadas, a Sema/Inema e o Corpo de Bombeiros Militares prestam informações diárias sobre as atividades de monitoramento e combate ao fogo. Confira. 

Canais de denúncia - A qualquer sinal de incêndio, ligue 193. Denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais também podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400, ou pelo e-mail denuncias@inema.ba.gov.br, diretamente nos balcões do Inema, na sede ou nas Unidades Regionais do órgão. 

Queimada: apague essa ideia! 

Os incêndios nas matas e campos colocam em risco a vida e a saúde das pessoas, afetam plantações, florestas, rios e nascentes, matando fauna, flora e microorganismos fundamentais para o equilíbrio ecológico, além aumentar o aquecimento global. As queimadas para o plantio, uma prática antiga, desgastam o solo, que se torna infértil com o tempo. Agricultores que trabalham em harmonia com a natureza ganham uma propriedade mais fértil, com mais água, vida e abundância!

Diante desse cenário, o jucurunet  busca conscientizar a população sobre os riscos das queimadas, oferecendo orientações práticas para prevenir o surgimento de novos focos de incêndio no município. Algumas recomendações incluem: 

  • Evite queimar lixo doméstico, entulhos e folhas secas, principalmente em locais próximos a áreas de vegetação. 
  • Não descarte pontas de cigarro acesas, latinhas ou garrafas nas proximidades de rodovias ou regiões de matas.
  •  Opte por alternativas sustentáveis em vez de queimar para renovar pastagens ou áreas de plantação. 
  • Implemente aceiros nas propriedades rurais e esteja atento a qualquer sinal de queimada.
  • Mantenha limpa sua propriedade na zona urbana, mesmo com pouca ou nenhuma vegetação. 

Em casos de queimadas, faça denúncias às autoridades responsáveis pelos números 193 e 3011-2777. 

É ovil que precisamos enfatizar a importância da colaboração da população para evitar a formação de focos de incêndio, especialmente em áreas de preservação ambiental. 

A conscientização e a adoção de práticas preventivas são fundamentais para garantir a segurança e a preservação do meio ambiente em nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.