Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Vacinação contra HPV será feita prioritariamente em escolas

Vacinação contra HPV será feita prioritariamente em escolas
A vacinação gratuita de meninas entre 11 e 13 anos contra o vírus HPV, prevista para começar em março, deve ser feita prioritariamente em escolas, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O anúncio foi feito na última sexta-feira (10), durante evento no Instituto Butantan (SP), em que o laboratório responsável pelo item entregou o primeiro lote de vacinas contra o câncer de útero, com quatro milhões de doses. 

“Cada município vai poder ter uma estratégia específica de vacinação. Alguns vão utilizar um espaço dentro da escola, outros vão concentrar nos postos de saúde. Nós daremos as duas opções, mas vamos reforçar nos municípios que as ações na escola devem ser priorizadas”, disse Padilha. A vacina só será aplicada com autorização dos pais ou responsáveis. A expectativa é imunizar cinco milhões de meninas ainda este ano – o que equivale a 80% da população dessa faixa etária. Segundo o Ministério da Saúde, foram investidos R$ 465 milhões na compra de 15 milhões de doses – que devem ser tomadas três vezes por cada mulher.

Até agora, a vacina estava disponível apenas na rede particular, com um custo de R$ 1 mil pelas três doses. Segundo o Ministério, a partir do ano que vem a oferta será ampliada para meninas a partir de 9 anos. “É muito importante que as doses da vacina sejam dadas antes de qualquer atividade sexual realizada”, disse Padilha. O câncer de colo de útero é o segundo tipo de tumor mais comum entre as brasileiras. Mais de 5 mil mulheres morreram em decorrência da doença em 2011, último dado disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.