Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Direção do CPTF divulga lista de feridos e explica o início e o controle do motim



Teixeira de Freitas: A direção do CPTF, que tem como diretor o Tenente Coronel Osíris Cardoso, e que está sob a responsabilidade do diretor adjunto, Marcus Vinicius, após retomar totalmente o controle do pavilhão B, explicou o ocorrido à imprensa e divulgou a lista de feridos. Segundo o diretor adjunto, o motim teve inicio por volta das 10h30 da manhã, desta sexta-feira, 30 de janeiro, onde uma discussão sobre o comando do pavilhão B deu inicio a um confronto entre dois grupos.


O grupo que ditava as regras do pavilhão se sentiu ameaçado por outro pequeno grupo que se formou no interior da Unidade, de presos insatisfeitos com o que vinha sendo feito. Ainda segundo a direção do Conjunto Penal, o pequeno grupo foi encurralado pela maioria dos internos. O diretor adjunto, Marcus Vinicius, tentou negociar com os internos, mas os mesmos não aceitaram a proposta, dando início a um quebra-quebra generalizado. Os detentos então atearam fogo em colchões.


A direção do CPTF acionou todos os serviços de segurança da cidade, e se deslocaram para a unidade, equipes da 8ª COORPIN, comandada pelo coordenador, Marcus Vinicius; CETO e 1ª CIA, lotados no 13º BPM; CIPE Mata Atlântica [CAEMA] e homens do Corpo de Bombeiros, sob o comando do subtenente Oliveira; além do apoio dos Agentes Penitenciários, dos quais muitos estavam de folga, mas se deslocaram para a Unidade Prisional.



O Corpo de Bombeiros, ao chegar ao presídio e notar o incêndio, deu início aos trabalhos de controle de chamas, tanto pela parte interna, quanto pela área externa da unidade. Policiais Militares, comandados pelo Cap. Silvio Nunes, fizeram um cordão de isolamento ao redor do pavilhão, para evitar possível fuga ou acesso a área administrativa do CPTF. Os internos danificaram cerca de 06 (seis) celas do pavilhão, retirando de lá, pedaços de concreto que foram usados para agredir outros internos e serem arremessados em direção ao grupo rival.


Por volta das 14h00, 04 (quatro) equipes da CAEMA, devidamente vestidos com equipamentos de segurança e com apoio de homens da CETO, invadiram o pavilhão com auxilio de bombas de efeito moral e munição não letal e retomaram o controle sobre os internos. Momento em que se iniciou o resgate aos feridos. Segundo a direção, 06 internos foram encaminhados ao HMTF por ambulâncias do SAMU e do próprio Conjunto Penal, onde passaram por cirurgias e procedimentos de sutura e outros 06 (seis) foram atendidos na enfermaria da unidade.

Segue a lista de feridos encaminhados ao HMTF: Claudionor da Silva, Leonaldo Rodrigues da Silva, Robson da Silva, Marcio Silva dos Santos, Kelvem Rocha Moreira e Vagner Oliveira.


Feridos atentidos na Enfermaria do CPTF: Maicon Ribeiro, João Ricardo dos Anjos Almeida, Alexandre Rosa de Jesus, Jackson Nascimento, Everton de Jesus Barbosa e Marcos Vinicius Damacena Caldas.

Segundo a direção, o Corpo de Bombeiros realizou fiscalização na estrutura da unidade, e liberou as celas para serem usadas novamente. Nesse momento policias da CAEMA com apoio da CETO realizam revistas nas celas do pavilhão B, e passará um relatório à direção. Segundo o diretor adjunto, será instaurado um procedimento para apurar responsabilidades e causa do motim. Ainda segundo ele, alguns presos deverão ser transferidos para outras unidades./Liberdadenews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.