Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Jucuruçu: Celebração Cultural marca passagem do Projeto Expresso Cultural


itamaraju - in jucuruçu

Sensacional! É a definição dada pelos participantes de oficinas e atividades oferecidas pelo Projeto Expresso Cultural do Extremo Sul durante a passagem pela cidade de Jucuruçu ocorrida nos dias 23, 24 e 25 de Janeiro. A iniciativa foi apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e recebeu apoio financeiro, através do Edital Territórios Culturais, para realizar atividades de intercâmbio, capacitação e circulação de artistas do Território de Identidade Extremo Sul.

Já no primeiro dia, o ônibus com a caravana foi recebido em clima de festa, com direito a fogos de artifício e recepção na Praça de Jucuruçu. Nesse mesmo dia, na parte da tarde, já se iniciaram as oficinas de Teatro (com o ator e diretor Raí Alves), de Percussão (professor Junior) e de acordeom (professor Beleu). À noite aconteceu a abertura oficial do evento e na sequencia o público acompanhou a apresentação do Espetáculo Expresso Cultural, e no sábado o público acompanhou apresentações locais como o Samba de Couro e o Boi de Janeiro, ambos comandados pelo produtor cultural de Jucuruçu, o Rena Bariri.

itamaraju - in jucuruçu1

Na abertura, além de um grande público, compareceram o Presidente da Câmara de Jucuruçu – Ailson Costa, Luiz Dantas – Diretor de Cultura, Dangles Ribeiro – NASF, Josimar de Jesus – Coordenador do Projeto, e Junieques Santos – Representante da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.



Já o Representante da Secult, Junieques Santos, agradeceu pelo fato sempre ter sido bem recebido pelo povo de Jucuruçu, e disse ainda que ações como essas podem ser propostas por qualquer pessoa ou entidade cultural, basta apenas participar dos Editais da Secult-BA. Santos ainda afirmou que ficou muito feliz com a satisfação do povo em relação ao projeto: “O Poder Público cumpre seu papel quando trabalha em parceria com o povo. Nesse caso, o projeto que foi elaborado por um membro da sociedade civil, recebeu apoio financeiro do Estado e desenvolveu ações para o próprio povo, e isso é gratificante." concluiu Junieques.


Josimar de Jesus, o “Cowboi”, disse que ficou muito satisfeito com o resultado obtido. Segundo ele, as oficinas mobilizaram um número grande de pessoas que, inclusive, haviam solicitado tais atividades na conferência de 2013. Ainda segundo Josimar, o projeto agora seguirá para a cidade de Lajedão no próximo dia 30, e a equipe está ansiosa para poder levar as atividades para a cidade que possui a segunda menor população do Estado.

Resultados:

Oficina de Teatro

Já é possível perceber os resultados que foram obtidos com a passagem do projeto pela cidade. Rafa Brison, integrante do grupo teatral Jucurarte (desativado desde 2004), afirma que o grupo se sente motivado e irá reativar suas atividades. “Com a oficina oferecida, nos capacitamos e iremos reativar o nosso grupo de teatro para realizar apresentações na cidade e na região.”, disse Rafa.


Já a Secretária de Educação, Carmem Ribas, disse que pretende realizar novas oficinas para aproximar ainda mais a Educação e Cultura, desenvolvendo e estimulando o potencial dos jovens de Jucuruçu./ IN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.