Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O ano era (1987) uma das músicas mais tocadas no Brasil - Kátia - "Qualquer Jeito"








“Kátia Garcia Oliveira (Rio de Janeiro, 26 de março de 1962), conhecida por muitos como Kátia Cega ou simplesmente Kátia, é uma cantora brasileira, deficiente visual totalmente, afilhada artística de Roberto Carlos.”



Deficiente visual, desde criança Kátia já demonstrava interesse por música, tendo ganho um piano de presente do avô paterno. Filha de Waldir Cunha, começou a compor aos 12 anos, tendo mostrado algumas de suas canções para Roberto Carlos, amigo de juventude de seu pai, que a apadrinhou artisticamente. Roberto indicou junto à gravadora CBS para que Kátia fizesse testes, sendo aprovada e estreando em 1978, aos 14 anos, ao lançar o compacto com as músicas "Tão só" e "Sensações", ambas composições da própria Kátia.

Estourou nacionalmente em 1979 ao gravar o primeiro LP pela CBS, que tinha a música "Lembranças", composição de Roberto e Erasmo Carlos feita especialmente para Kátia, que até hoje um grande sucesso da cantora. O segundo disco saiu em 1980, e trouxe outra composição feita especialmente por Roberto e Erasmo para a cantora, "Cedo pra mim", que também fez sucesso.

Em 1982 saiu o LP "Calor". O LP seguinte só foi  lançado em 1987, com a música "Não tem jeito (It Should Have Been Easy)" (Bob MacDill / Versão Roberto Carlos e Erasmo Carlos), mais conhecida como "Não está sendo fácil", que se tornou o maior sucesso da carreira de Kátia, trazendo a cantora de volta à mídia após um período de 5 anos. Os discos seguintes foram "Kátia" (1989), "Conversa Comigo" (1990), "Kátia" (1992), "Kátia" (1994).

Com o declínio do sucesso, Kátia passou a trabalhar com distribuição de um programa sintetizador de voz para computadores, destinado a pessoas cegas, o DOSVOX, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo que atualmente Kátia, que já era proprietária de uma empresa de softwares para cegos, trabalha no atendimento do DOSVOX para todo o Brasil.

Considerada um ícone da música brega, Kátia deixou sua marca na cultura musical dos anos 80 com os grandes sucessos das músicas "Lembranças" e "Não tem jeito", foi uma grande vendedora de discos, tendo gravado para o mercado latino e ficado 17 semanas na parada de sucessos da Billboard Latina, com a música "Tan sola". Nos anos 2000 voltou a ser prestigiada pelo público das festas Ploc, eventos que prestigiam artistas de sucesso nos anos 80 e que passaram a ser considerados bregas.

Cega de nascença, cantora passou as duas últimas décadas se dedicando a projetos para deficientes visuais e ainda mantém amizade com Roberto Carlos.


Quem não passou a década de 80 cantando “não está sendo fáááááácil” junto com Kátia? A cantora, que foi apadrinhada por Roberto Carlos (o cantor é amigo de infância do pai dela), emplacou sucessos como “Qualquer jeito” e “Lembranças”, e chegou a vender um milhão de discos, decidiu dar uma freada na carreira em meados dos anos 1990, mas agora voltou a fazer shows, principalmente pelo Norte e Nordeste do país.

“Parei por iniciativa própria, para me dedicar a projetos para deficientes visuais. No início, continuei cantando, mas com o tempo vi que os projetos precisavam de mais dedicação”, conta ela, que neste período também se formou em radialismo. “Nunca me afastei da mídia, a mídia é que se afastou de mim. Mas também não tenho esse negócio de mágoa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.