Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 1 de maio de 2015

A prefeita do Prado Mayra Brito se emociona ao ver centenas de famílias sendo contempladas com a posse definitiva em áreas de terra



"Vem, teçamos a nossa liberdade...e plantemos nesta terra", foi assim com o hino do Movimento Sem Terra, que agricultores do município de Prado, tomaram posse dos quase quatro mil hectares da propriedade rural onde viviam há anos. 

O título de posse definitiva contempla 227 famílias.  A área de reforma agrária recebeu o nome de Jacy Rocha e a promessa é se tornar projeto referência em assentamentos sustentáveis com agroflorestas e biodiversidade, fruto de uma parceria entre o governo do estado, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), e a Fibria Papel e Celulose.

A prefeita do Prado Mayra Brito participou do ato, que é a primeira etapa do processo de aquisição de terra e imissão de posse das áreas de assentamentos.  O cerimonial contou com a presença do Governador da Bahia, Rui Costa, os ministros, Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário) e Jaques Wagner (Defesa), os secretários estaduais, Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Agrário) e Vera Lúcia (Promoção da Igualdade Racial), as famílias assentadas, prefeitos e vereadores regionais, além de lideranças, empresários e outras personalidades.

A Presidente do Incra, Maria Lúcia Falcón, que também participou do ato de posse da terra, comemorou a conquista dos trabalhadores rurais. "Vamos nos empenhar para tornar realidade muitos outros projetos de reforma agrária. Hoje estamos autorizando uma força tarefa para fazer uma varredura nas terras do extremo sul, com agrônomos, advogados e técnicos. A meta é, até o final do ano, finalizar os pedidos de pagamento dos 30 mil hectares de áreas que serão destinadas à criação de novos assentamentos", contou.

O governador Rui Costa prometeu assentar outras centenas de famílias em quase trinta mil hectares de áreas localizadas em vários pontos do estado. "Estamos investindo no pequeno produtor rural, porque acreditamos na escolha dessas pessoas para viver no campo, gerando renda e produzindo o alimento. Este ato é um dos muitos que ainda virão. Estamos fazendo história ao apoiar o avanço da reforma agrária", destacou.

A Prefeita do Prado, Mayra Brito, não conseguiu esconder a emoção e a alegria, ao ver centenas de famílias sendo contempladas com a posse definitiva em áreas de terra. "Eu nem era nascida e esse povo já estava lutando pelo direito dos mais necessitados. Hoje, aqui, em frente à essas famílias eu consigo entender o que representa anos de luta. Compartilho dos mesmos ideais dessas pessoas que lutam pelo povo", concluiu./portalsbn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.