A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu e inutilizou 100 quilos de carne com tuberculose bovina no município de Ibicaraí, no sul baiano. A ação ocorreu na última sexta-feira 20, em um espaço público destinado a açougueiros, após denúncia recebida pelo órgão.
Segundo a médica veterinária Lorena Silva, integrante da equipe sanitária, a carne ainda não estava exposta, mas seria vendida no sábado, dia de feira na cidade. A operação contou com apoio da Vigilância Sanitária Municipal.
O dono do material não foi encontrado. A responsabilidade foi direcionada ao encarregado do espaço, que assinou os termos de apreensão e inutilizarão. Caso tivesse sido identificado em flagrante, o proprietário poderia responder por crime contra a saúde pública.
A tuberculose bovina é uma zoonose grave que pode ser transmitida ao ser humano pelo consumo de carne contaminada ou pelo ar, causando sintomas como febre, problemas respiratórios, fraqueza e, em situações mais severas, até a morte.
A Adab reforçou que a fiscalização é parte do combate ao abate clandestino e orientou a população a comprar somente carnes com selo de inspeção./sigaanoticia
Nenhum comentário:
Postar um comentário