Com políticas públicas que
facilitam a atração de investimentos privados e um potencial mineral vasto e
inexplorado, município têm atraído empresas de renome internacional
Impulsionado por políticas
públicas que facilitam a atração de investimentos privados e por potencial
mineral vasto e inexplorado, Belmonte vem se consolidando como um polo para o
futuro da mineração no Brasil.
O município se tornou um ponto-chave na estratégia do país para se tornar autossuficiente em terras raras – minerais essenciais para tecnologias avançadas, como veículos elétricos, semicondutores e energia eólica.
Três empresas de renome internacional já estão apostando em Belmonte, com investimentos milionários que prometem transformar a região e impulsionar a economia local
Prefeito Iêdo Elias em reunião com diretores do Grupo ADL Mining, em Belmonte
O prefeito Iêdo Elias destaca que o sucesso na atração de investimentos é resultado de sua política de facilitar a chegada de novos negócios e reduzir a dependência da prefeitura como maior empregadora do município.
INVESTIMENTOS – Entre as empresas que já estão investindo em Belmonte, estão a Homerun Resources, o Grupo ADL Mining e a Del Piero Mineração.
A Homerun Resources assinou um acordo para adquirir direitos minerais de areia de sílica no distrito deSanta Maria Eterna, em um investimento de US$ 2,1 milhões. O objetivo é alcançar mais de 200 milhões de toneladas de recursos-alvo.
O Grupo ADL, por sua vez, anunciou a intenção de instalar uma planta industrial em Belmonte, com um investimento de R$ 250 milhões. A empresa já possui mais de 10 mil hectares licenciados no município para a extração de minerais estratégicos, incluindo terras raras.
A parceria estratégica entre o Grupo ADL e o Saskatchewan Research Council (SRC), do Canadá, marca a primeira iniciativa comercial de grande escala para processamento de terras raras no país. A colaboração garantirá o suporte técnico do Canadá e o fornecimento de matéria-prima de Belmonte, com o potencial de sustentar uma produção estável por mais de duas décadas.
Já a Del Piero Mineração se une à CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral) para fortalecer a pesquisa e a exploração de recursos no município.
DUTO DE GÁS – Belmonte também receberá um projeto da Bahia Gás, que construirá um duto de 27,5 km no município, que irá assegurar o fornecimento contínuo e em alta pressão de gás natural, fundamental para manter a estabilidade dos fornos de fusão do vidro em Santa Maria Eterna. O projeto deve gerar mais de 4 mil empregos./Radar News
Nenhum comentário:
Postar um comentário