Em Teixeira de Freitas, o governador assinou o termo de cooperação técnica para a implantação do campus Paulo Freire. A unidade terá um Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS) e um Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) funcionando provisoriamente na sede da Secretaria de Educação do Município.
“Esse é um projeto inovador que vai beneficiar o sul e o extremo sul. É um templo de cidadania e dignidade para a nossa juventude”, comentou o governador. Ainda segundo Wagner, as aulas devem começar no segundo semestre de 2014.
Serão oferecidos cursos de medicina, enfermagem, psicologia, entre outros. De acordo com o reitor da UFSB, Naomar Almeida, serão abertas inicialmente 600 vagas para os cursos, sendo 200 com aulas no IHAC e outras 400 por meio dos colégios universitários, além de aulas à distância, com inclusão de outros alunos ao longo dos anos, já que a previsão é de se ampliar o número de vagas gradativamente.
Para a estudante Jamile Leite, de 21 anos, a UFSB é uma oportunidade para os alunos que saem do ensino médio. “Também representa uma grande economia, porque se trata de uma universidade pública. Outra vantagem é o conforto, porque não teremos de deixar nossas famílias aqui para estudar em outras cidades”.
Porto Seguro
Em Porto Seguro, o governador participou da cerimônia de instalação do campus Sosígenes Costa, também da UFSB. A unidade vai sediar Centros de Formação em Ciências Humanas, Sociais e Ambientais e outro IHAC. Inicialmente, também serão oferecidas 600 vagas para este campus. “Até 2020 queremos ampliar para cinco mil as vagas somente nos colégios universitários e, nos institutos, 1,5 mil”, disse o reitor.
O evento contou com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner; da prefeita de Porto Seguro e do vice; da senadora Lídice da Mata; do reitor da UFSB, Naomar Almeida Filho; dos deputados Marcelino Galo (PT), Zezéu Ribeiro (PT) e Afonso Florence (PT); secretários estaduais e municipais, vereadores de Porto Seguro, Itamaraju e Eunápolis, empresários, dos prefeitos de Santa Cruz Cabrália e de Guaratinfa e lideranças locais e regionais, além de profissionais da imprensa e reitores da UFSB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário