Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Riacho Doce em Mucuri foi eleita a 2ª praia deserta mais bonita do Brasil

Riacho Doce em Mucuri foi eleita a 2ª praia deserta mais bonita do Brasil
O município de Mucuri sedia a Praia do Riacho Doce, um local característico e peculiar da sua beleza, que poucos baianos conhecem. A Praia do Riacho Doce se localiza na divisa dos estados da Bahia e Espírito Santo. É exatamente o riacho que dá nome ao local que divide os dois Estados. 

A parte baiana do lado norte fica no município de Mucuri e a capixaba do lado sul no município de Conceição da Barra. Divisa legal entre os dois Estados, que virou atração dos turistas que procuram o balneário de Itaúnas. 


A praia do Riacho Doce está ladeada pelo Parque Estadual de Itaúnas, por isso o local é bem preservado no entorno do rio, onde se pode banhar e se manter sentado nas barracas com os pés na água doce. 


Andando pela praia a partir do balneário de Costa Dourada até o Riacho Doce se gasta 3 horas de caminhada numa extensão de 12 quilômetros, mas se caminhar fotografando as belezas das praias, você gastará cerca de 4 horas e meia. 


Mas para quem não queira arriscar a andança, a opção é fazer o trajeto de carro com acesso pelo território capixaba ou se preferir, seguir direto por Itaúnas. 500 metros antes da praia do Riacho Doce, o visitante encontrará a Barraca do Jamaica, um nativo do lugar nascido do outro lado do rio em território do Espírito Santo que oferece desde água de coco gelada, poções, petiscos e até um espaçoso e sombrio estacionamento por um valor de R$ 5. 

riad1
Chegando à praia do Riacho Doce, eleita em 2008 e agora em 2014, pela mídia especializada como a segunda praia deserta mais bonita do Brasil, você desfruta do Riacho Doce, que é um rio que deságua no mar, numa praia quase deserta, localidade de divisa da Bahia com o Espírito Santo. 

O rio nasce a 1,7 quilômetros acima, dentro da reserva do Parque Estadual de Itaúnas, a partir de onde a demarcação que divide a Bahia do Espírito Santo passa a se limitar até o oceano atlântico. 


Chegando à foz do Riacho Doce, é importante caminhar mais três quilômetros ao norte em território de Mucuri para conhecer mais adiante, a Praia dos Lençóis, uma costa circundada de falésias, formadas por areias alvíssimas. 


O visitante que chega a Lençóis se impressiona com o brilho do ambiente, bastante acentuado pelo branco das falésias e quando fotografada, é um fiel retrato das dunas do Rio Grande do Norte. 


O caminho fácil para se chegar à Praia do Riacho Doce é pela BR-101 e chegando ao Km-43, entre Pedro Canário e São Mateus, no extremo norte capixaba, faz-se a conversão no trevo em direção à cidade de Conceição da Barra. 


Da Barra se dirige ao norte por uma estrada de chão larga e muito bem conservada e após trafegar por 16 quilômetros, você chegará ao balneário de Itaúnas, um delicioso lugarejo dentro do Parque Estadual de Itaúnas. 


O Parque é aberto à visitação pública, com entrada gratuita e sua maior atração, são as dunas entre o povoado e o mar. Para quem deseja aproveitar a região, Itaúnas oferece pousadas aconchegantes, tranqüilidade e ainda uma trilha sonora que atrai turistas de todas as partes do país, o “forró”. 

riad2
A prova é que o balneário recebe todo mês de julho, o Festival Nacional de Forró. Do balneário de Itaúnas até a Praia do Riacho Doce são 17 Km, por estrada boa de chão batido, mas é bom ficar de olho nas placas por causa dos labirintos de eucaliptos. 

No caminho há quatro quiosques de pescadores da região com comida bem simples (peixes e camarões), um deles é o restaurante do Celsão que colocou na estrada muitas placas divertidas: “Proibido Farofeiros”, “Sorria você está próximo da Bahia”, “Olhe de lado você está sendo filmado”. 500 metros antes da praia, o carro é deixado no estacionamento do Jamaica. 


E caminhando pelo Parque Estadual de Itaúnas, finalmente você chega à Praia do Riacho Doce, onde poderá beber e se alimentar nas diversas barraquinhas na beira do rio e do mar, podendo escolher a barraca que vai consumir durante sua estada, se do lado da Bahia ou do Espírito Santo. 


É um lugar lindo e mágico, propício para levar a família inteira, inclusive às crianças e os bichinhos de estimação. Simplesmente maravilhoso, vale a pena conferir e relaxar. (Por Athylla Borborema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.