Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Vereda comemorou seu 25º aniversário em grande estilo

Prefeito Dinoel e Netinho do Forró
Prefeito Dinoel e Netinho do Forró
A cidade de Vereda comemorou neste final de  semana, 25 anos de emancipação política. O aniversário é comemorado nesta segunda feira (24), a festa foi antecipada para os dias 21 e 22, sexta e sábado para que os moradores dos distritos e cidades vizinhas pudessem vir comemorar uma data tão importante para a cidade.
DSCN2313
Cercada por montanhas, a pequena idade chama a atenção pela beleza das praças e a conservação de ruas e avenidas. Povo hospitaleiro, Vereda cativa quem visita a cidade pela primeira vez, a comunidade faz questão de preservar suas histórias e seu patrimônio, seja ele histórico, cultural e educacional.
IMG_0100
Em Vereda a tranquilidade é o maior patrimônio do seu povo, a vida passa devagar, é bom de morar e viver. Vereda é uma cidade bonita e se destaca pela sua organização paisagística na zona urbana e aliada a engenharia das suas vias públicas todas asfaltadas, bem sinalizadas e um clima subtropical. A  noite a cidade ganha um clima de aconchego  com a beleza da praça principal com cascata d’água iluminada e musical que encanta a todos.
DSCN2319
Além da sua rica produção agrícola e bovina, o município de Vereda sedia na cachoeira da lixa, às margens do povoado de São João da Prata, na tríplice fronteira com os municípios de Itamaraju e Jucuruçu, o Complexo Hidrelétrico Renova Energia Serra da Prata, que depois da sua implantação em 2007, passou a cooperar com o desenvolvimento do município e tem ajudado aquecer a sua economia.
IMG_9846
Vereda é o 18º maior território do extremo sul da Bahia com 829 Km². Sua população estimada em agosto de 2013 pelo IBGE, é de 8 mil habitantes. O município foi criado com território desmembrado de Prado por Lei Estadual nº. 4838 de 24 de fevereiro de 1989. A sede ganhou foros de cidade quando da criação do município.
IMG_0045
O município é composto pela sede (Vereda), e pelos povoados  de Cruzeiro do Sul, São José do Prado, Massaranduba, Sulzinho, Centenário e São João da Prata (esse último está implantado em cima da divisa de dois municípios, traçado ao meio pelo braço sul do rio Jucuruçu, razão pela qual, o lado sul do povoado é administrado pelo município de Vereda e o lado norte pelo município de Itamaraju).
IMG_0010
Habitada inicialmente pelos indígenas da tribo aimorés, teve por longo período uma pequena povoação de colonização branca. As famílias Lacerda, Gobira e Nonato foram as primeiras a chegarem á região. Logo depois a vila começou a crescer com a vinda de mineiros vindo do nordeste de Minas Gerais em especial das cidades de Almenara, Rubim, Jequitinhonha e Salto da Divisa em busca de pedras semi-preciosas abundantes na região.
IMG_9845
A cidade com 25 anos teve seu primeiro aniversário comemorado nos anos 90 no primeiro mandato de Adalberto Nonato.  Já no primeiro ano do mandato de Dinoel Carvalho, a cidade comemorou seu aniversário com grandes atrações, o que agradou e muito os moradores tanto do município como das cidades circunvizinhas.
DSCN2294
Este ano, a festa não ficou nada a dever a outros municípios. Com uma estrutura de palco, som, iluminação, camarote, boate, banheiros químicos, barracas padronizadas e shows a nível nacional atraiu autoridades e muitas gente, superando o ano passado.
IMG_9898
 deputado federal José Carlos Araujo, benfeitor e amigo da cidade mais uma vez se fez presente e foi recebido pelos amigos Adalberto Nonato (ex prefeito), Dinoel Caravalho (prefeito) e seu grupo político. Segundo o deputado, Vereda faz parte de sua história “aqui
tenho bons amigos, e participar do aniversário de 25 anos de uma cidade que me acompanha desde a época de sua emancipação política é sempre um prazer” disse o deputado.
IMG_9852
Na noite de sábado, várias autoridades foram levar seu abraço ao prefeito Dinoel, entre eles estavam Wilsinho Brito (secretário de estado), Bemtivi (prefeito de Itanhem), Lucas Bocão (pré candidato a deputado estadual) entre outros.
IMG_0066
Na noite de sexta feira (21) as atrações foram;  Companhia de dança Tô a Tôa de Porto Seguro, Guig Gheto e Os Xerifes. No sábado (22), a noite começou com Wagão Chicleteiro,  Netinho do Forró e Banda Nosso Skema. A festa só terminou na manhã deste domingo e deixou as pessoas que participaram com a sensação de ter participado da melhor festa que Vereda já teve. Outro diferencial no aniversário de Vereda foi a segurança, mesmo com  muitos policiais e segurança particular não foi registrado nos dois dias de festa nenhuma confusão.
IMG_0058
Por. Neuza Brizola/PORTALN3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.