Pela primeira vez nos 246 anos de emancipação política administrativa do município de Mucuri, o governador da Bahia fará uma visita ao distrito de Itabatã, considerado o terceiro maior do Brasil. O acontecimento político tem data e horário para acontecer: será no próximo sábado, dia 17 de setembro, às 11h, na Avenida Marieta Gazzinelli, no bairro Gazzinellândia.
As motivações que levarão o governador Rui Costa a se encontrar com o prefeito de Mucuri, Paulo Alexandre Mattos Griffo, o “Paulinho de Tixa” (PSL), serão a inauguração de seis unidades de básicas de saúde no distrito e na sede do município. Outro grande motivo diz respeito ao almejado sistema de esgotamento sanitário que a população tanto almeja e que finalmente será anunciado pelo governador Rui Costa.
Rui e Paulinho irão inaugurar oficialmente duas unidades básicas de saúde (UBS) em Itabatã, sendo uma no bairro Gazzinellândia e uma no bairro São José Operário. Na sede de Mucuri serão inauguradas mais duas unidades: uma no bairro Jardim Califórnia e uma outra no bairro Bahia do Sol. Ainda será inaugurada a unidade de saúde do distrito de Ibiranhém e também a nova unidade do povoado de São Jorge.
O prefeito Paulinho vai contabilizar 11 Unidades Básicas de Saúde que construiu nestes seus dois mandatos, além da ampliação e revitalização de outras unidades. Ele também foi o responsável por tirar as unidades de saúde do município do aluguel. Atualmente todos os centros médicos do município funcionam, em sedes próprias e em prédios modernos, climatizados e munidos do mais absoluto conforto.
O prefeito Paulinho e o governador Rui Costa ainda irão inaugurar as obras de calçamento dezenas de ruas e avenidas no distrito de Itabatã que foram contempladas com a pavimentação através de convênios entre o município e o estado da Bahia. A pavimentação da sede de Mucuri e dos povoados de Cruzelândia Taquarinha e do Assentamento Agrário Paulo Freire também serão datas como inauguradas.
Oportunidade que na cerimônia no distrito de Itabatã, o governador Rui Costa vai assinar a ordem de serviço da primeira etapa das obras do sistema de esgotamento sanitário de Itabatã. Toda a obra está orçada em R$ 22.027.264,03, e vai beneficiar os bairros que hoje não contam com a rede de esgoto, como Cidade Nova, Cidade Alta, Planalto Verde, São José Operário e Triângulo Leal.
No dia 15 de fevereiro de 2014, o então governador Jaques Wagner e o então presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira filho, e o prefeito Paulinho de Tixa, inauguram o sistema de esgotamento sanitário (SES) de Mucuri. Antes da gestão do prefeito Paulinho, a cidade de Mucuri só contava com 3% de cobertura de esgotamento sanitário. E a maior parte dos esgotos da cidade iam parar no rio Mucuri sem nenhum tratamento. A nova infraestrutura de esgotamento sanitário atualmente atende 2 mil imóveis. O investimento foi na ocasião de R$ 14 milhões, com uma infraestrutura formada por rede coletora, com 30,4 quilômetros de tubulação e seis estações de bombeamento, por uma estação de tratamento com capacidade para tratar 33 litros de esgoto por segundo e por um emissário final, com 603 metros de extensão, que lança o efluente tratado no rio Mucuri.
Em Itabatã, o sistema de esgotamento sanitário terá 50 quilômetros de tubulações de diâmetros variados, como rede coletora, linha de recalque (que conduz o esgoto de um ponto mais baixo para outro mais elevado) e emissário final. A edificação sanitária será realizada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e o investimento estimado será superior a 22 milhões de reais. O Sistema de Esgotamento Sanitário de Itabatã contará com a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com dois lagos de filtragem, Digestação Anaeróbia de Fluxo (DAF), dez estações elevatórias de bombeamento e cerca de quatro mil ligações intradomiciliares. A obra vai beneficiar diretamente 21 mil moradores do distrito de Itabatã. (Por Athylla Borborema).
Nenhum comentário:
Postar um comentário