Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

terça-feira, 31 de julho de 2018

7ª Corrida de Jegue de Santa Luzia do Norte (Patioba) é realizada com sucesso




Luiz Gonzaga disse em uma das suas composições que o jumento é nosso amigo. Os organizadores da tradicional corrida de jegue de Santa Luzia do Norte – Patioba resolveram colocar esse famoso trecho da sua obra em prática e realizaram a 7ª Corrida de Jegue na comunidade na tarde do último sábado (28).

A competição vem atraindo mais curiosos a cada ano para assistir à prova inusitada. Esse ano não foi diferente e contou com a presença da população de Santa Luzia do Norte, Medeiros Neto e toda região.


O burródromo, como é chamada a pista da corrida, não é propriamente um circuito, mas o terreno irregular deixa a brincadeira ainda mais engraçada. Aliás, isto não é brincadeira, ou pelo menos, não para os competidores. Eles passam muito tempo se preparando para a jornada.


A maioria dos corredores é formada por adolescentes da zona rural próxima à comunidade e os jumentos são, muitas vezes, os mesmos que auxiliam nas tarefas da comunidade.

Passada a competição, foi hora de todo mundo festejar. Cantores locais garantiram a diversão e boas músicas aos participantes da mais tradicional competição da região.


Luciane Ferreira está de férias na casa de parentes e aproveitou para ir conferir de perto a tão falada Fórmula 1 dos “patiobenses”. “É muito engraçado. Eu rolei de rir. No próximo ano, quero ver quem vai levar novamente”, disse. A corrida de jegue já está no sétimo ano e é realizada por moradores da comunidade de Patioba, mas atrai turistas curiosos e entusiastas da cultura popular nordestina.


Também esteve presente, prestigiando o evento, a prefeita Jadina Paiva, o secretário de administração interino, Ricardo Ítalo, o diretor de transportes, Wanderson Alves, o diretor de obras, Aelson Fernandes e o vereador Deó.


Depois de muito desfile de jumentos por todo o espaço do evento, enfim, eles foram perfilados e um juiz deu a largada por bateria. Ao término, as primeiras colocações foram para Breno que concorreu com o jegue “Conhaque”, Igor, com o jegue “Cabo de Açúcar”, Paulo César, com o “Fumaça”, Aila, com o jegue “Sem Nome”. A disputa acirrada e divertida garantiu o entretenimento dos curiosos.

Quem levou a premiação de R$300 foi o corredor, e bi-campeão Breno, que venceu a corrida com o jegue “Conhaque”.


A 7ª Corrida de Jegue foi uma realização da Prefeitura Municipal de Medeiros Neto e Comunidade Santa Luzia do Norte, com o apoio do vereador Deó e Câmara de Vereadores./medeirosdiadia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.