Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Jovem Jucuruçuense declama seu verdadeiro amor nos 32 anos de Jucuruçu sua terra natal

  

Carta para Jucuruçu. 

Jucuruçu, vocabulário da língua indígena que significa cobra grande, em homenagem ao rio que banha a cidade.  Rio esse, que é nossa maior riqueza, nasce na região de Rio do Prado / Felisburgo - MG e deságua na cidade Prado - BA, onde recebe o nome de RIO JUCURUÇU. 

Jucuruçu, cidade de encantos, que carrega em suas ladeiras, histórias que aguçam a nossa imaginação. Todo Jucuruçuense raiz se lembra das histórias contadas na semana santa, da mulher que morreu queimada e saia chorando nas ruas, do caixão roxo que era carregado pela cidade, do lobisomem da rua do maxixe. Sim, temos um folclore próprio. 

Jucuruçu, cidade amada que possui grandes culturas, como o boi janeiro, as cavalgadas, a festa de São Sebastião e o tão esperado São João. Mas, vimos que nos últimos anos, nossos costumes vem se perdendo no decorrer de nossa história. Precisamos reviver. 

E por falar em São João, temos sim, o melhor do extremo sul. Temos quebra pote, temos quadrilha, comidas típicas, e muita receptividade aos nossos visitantes. 

Não existe no mundo, cidade mais receptiva que Jucuruçu, se você foi até lá, e não foi bem tratado e bem  acolhido, você foi errado. 

Mas, como dizia o poeta Rena Bariri: o mal de Jucuruçu é a língua do povo. Então, em algum momento da nossa vida, iremos ser destaque nas palavras dos Jucuruçuenses, seja por bem, ou por mal (risos). 

Em nosso hino, a esperança se renova, seu Dinho Onofre disse que nosso progresso está nos vales e montes, e sim, eu concordo. Jucuruçu é uma cidade que tem grande capacidade de crescer economicamente na agricultura e pecuária, temos terras férteis, chuva em abundância e clima favorável. 

Temos gente forte e batalhadora que tem coragem de trabalhar, o produtor que acorda às 4 horas para tirar o leite. 

O agricultor que tem suas mãos calejadas por trabalhar tanto com a enxada. O jovem que sai da sua terra natal para buscar uma vida melhor na capital. Todos eles buscam o progresso da cidade. 

Eu sou uma Jucuruçuense apaixonada pela minha cidade e sonho de um dia ver o seu desenvolvimento econômico, cultural e social. Este é o meu pedido e desejo nesse dia tão especial em que comemoramos 32 anos de emancipação política do município. 

Finalizo essa carta com o coração cheio de emoção, pois amo essa cidade, e tenho muito orgulho de fazer parte da sua história. 

Feliz Aniversário minha amada cidade  

Por Thalita Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.