Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Prefeitura intensifica mutirão de combate à dengue no município de Mucuri

Após decisão da Justiça terrenos baldios e sujos estão sendo limpos

A secretaria municipal de Obras, com o apoio das secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Transportes e Serviços Públicos, iniciou em Mucuri um mutirão de limpeza em terrenos baldios e ruas da sede e dos distritos do município. O objetivo, segundo a secretária municipal de Obras, engenheira civil Larissa Azevedo, é combater a dengue, eliminando pontos propícios ao acúmulo de água, evitando, com isso a criação de  focos do Aedes Aegypti.

Com a identificação dos pontos críticos pelos agentes de endemias da Secretaria de Saúde, os funcionários da limpeza urbana e da Secretaria de Obras já realizaram o trabalho nos principais bairros do distrito de Itabatã e da cidade de Mucuri. Após cada ação, são contabilizados os números de focos positivos encontrados, e é  feito um mapeamento dos locais onde existem larvas do mosquito da dengue pela coordenação de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.

Conforme o prefeito Paulo Alexandre Mattos Griffo, o “Paulinho de Tixa” (PDT), para que a Prefeitura Municipal conseguisse realizar o trabalho de limpeza, inclusive nos terrenos abandonados, foi preciso buscar na justiça uma liminar que autorizasse o município adentrar nestas áreas e realizar o trabalho de limpeza e capina que está sendo feito de maneira progressiva nos bairros da cidade e dos distritos. O prefeito Paulinho lembra que a princípio serão retirados o lixo e entulhos por meio de máquinas e homens e feita a capina de terrenos baldios abertos, ruas e calçadas. Além disso, está sendo feito um trabalho de informação e notificação da necessidade de limpeza nas propriedades muradas.
 
 Áreas alagadas estão sendo aterradas, pois são verdadeiros criadouros do mosquito da dengue

De acordo com Moaci Alves, diretor do Departamento de Transportes, Limpeza e Iluminação Pública, com o trabalho de prevenção, ainda são encontrados focos positivos do mosquito da dengue no município, porque as comunidades precisam se conscientizar um pouco mais sobre a coleta de lixo nos próprios terrenos baldios, que estão repletos de papeis, plásticos, garrafas e tantos outros objetos que poluem o meio ambiente e atraem o mosquito da dengue.
 
Secretária de Obras, Larissa Azevedo, destaca que combate à dengue deve ser uma preocupação de todos

 Os bairros às margens do mangue na cidade de Mucuri são as áreas de maior risco, onde lagos e poças d'água estão sendo aterrados. “Estamos fazendo vistorias nas residências porque aqui é um local de foco, e como temos uma preocupação maior com esta área, pelo fato de já ter vários focos do mosquito, então decidimos fazer um trabalho mais intensificando nesta região”, explica a agente de saúde Conceição Aparecida.

Um comentário:

  1. Combater a dengue é responsabilidade de todos nós! Nas redes sociais mostra-se o quanto é importante você manter o seu quintal limpo para evitar a dengue. A preocupação é grande, uma vez que muitas pessoas já morreram em todo o país, e em Jucuruçu já tivemos, e ainda temos vários casos, e podemos diminuir, ou até mesmo acabar com o mosquito transmissor com a sua ajuda. O poder público tem a obrigação de fazer a parte que lhe cabe, mas cabe também a todos nós fazermos a nossa parte. Juntos (poder público e população) venceremos essa guerra contra a dengue. Pense nisso, reflita e faça parte dessa campanha. (y) ...

    ResponderExcluir

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.