Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Realizada II Conferência Municipal de Educação em Itamaraju

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Itamaraju realizou nesta terça-feira (21) a II Conferencia Municipal de Educação, evento realizado no auditório da Câmara Municipal. A abertura da Conferência aconteceu com a composição da mesa, formada pela secretária Dilza Reis Silva Saigg, o secretário de Administração Jandervan Cerqueira, que representou o prefeito Manoel Pedro, o secretário de Governo Luciano Porto e a presidente do Conselho Municipal de Educação Délia de Oliveira Ladeia.

A secretária de Educação Dilza Reis relatou que o objetivo central da II Conferencia Municipal de Educação é garantir o direito de aprender do aluno e fortalecer os laços de articulação que já existem entre o poder público, profissionais de educação, pais e a sociedade civil.
A professora Vera Lúcia Martins ministrou uma palestra sobre “Educação e Diversidade, Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos”. Já a também educadora Luzia Fernandes Souza Santana falou da “Qualidade da Educação: Democratização do acesso e permanência, Avaliação condições de participação e Aprendizagem”.

Durante o evento ainda foi amplamente debatido um documento da Conferência Nacional de Educação Conae/2014, resultado da construção coletiva desencadeada pela decisão política de submeter ao debate social a instituição do Sistema Nacional de Educação, que assegure a articulação entre os entes federados e os setores da sociedade civil, apresentando diretrizes, metas e ações, na perspectiva da democratização, da universalização, da qualidade, da inclusão, da igualdade e da diversidade que se constitui em marco histórico para a educação brasileira na contemporaneidade, deliberando as bases e diretrizes para o novo Plano Nacional de Educação- PNE.
Nesta perspectiva, a II Conferência Municipal de Educação (CME) propôs o estabelecimento de discussões que colaborem para consolidação do PNE, partindo de um debate coletivo, configurando um ato político e democrático dentro do município, incidindo nas políticas nacionais de educação.

Além disso, a II Conferência Municipal de Educação (CME) em Itamaraju teve o propósito de ampliar as proposições pensadas na I Conferência Municipal de Educação para a construção do Plano Municipal de Educação.
A secretária Dilza Reis disse que esse é um momento importante para o movimento educacional, tanto de Itamaraju, como para o Estado da Bahia e para o país. Agradeceu aos educadores, alunos, pais de alunos, funcionários, esfera governamental e cidadãos itamarajuenses que acreditam e participaram desse movimento de transformação da educação, pois é a partir dos debates e apresentação de propostas “é que será possível garantir a construção de um sistema educacional forte, articulado e com a participação dos atores sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.