Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Prefeitura de Jucuruçu implantará Plano Municipal de Educação




Plano Municipal de Educação – PME

O Plano Municipal de Educação é um instrumento fundamental para uma educação de qualidade. E além, de ser uma exigência do novo PNE, é uma oportunidade para comprometer gestores e comunidades, com as políticas públicas. Pois, ao planeja estas políticas, contribui para a efetivação do acesso a educação, visto que, trata-se de uma diretriz que faz com que estas políticas não sejam cindidas à medida em que as gestões vão mudando.

E é nesta perspectiva que o PME em nosso município (Jucuruçu) está sendo implementado. Ele foi construído em 2007 e comparado ao novo Plano Nacional, necessita de muitas adequações e melhorias, principalmente nos textos e tabelas, uma vez que estão defasados e sem contextos.


Esse trabalho de monitoramento é efetivado pelo grupo colaborativo composto por representantes da comunidade educacional e da sociedade civil, principalmente pelo conselho municipal de educação. Essa tarefa permite um planejamento com diagnóstico participativo que visa melhorar a aprendizagem das crianças e adolescentes. Neste sentido, a colaboração do CME tem sido muito relevante para o enfrentamento e superação das dificuldades, pois, conhece a realidade da educação do município, bem como as legislações que discorrem sobre estes assuntos e situações, e, que são necessárias ao fazer educativo e de cidadania.


Como já dito, o nosso PME, encontra-se em fase de analise e modificações, mais precisamente, na 1ª fase, a de ASM – Analise da Situação Municipal, momento de sensibilização da comunidade quanto à importância da legislação. Para tanto, um encontro “Dia E” foi realizado no último dia 23/10 Na Escola Cecília Meireles, para estudo, reflexão e socialização das Legislações necessárias ao fazer educativo de qualidade. Na ocasião foi efetivado momentos culturais e artísticos que enriqueceram o momento. Foi um encontro muito satisfatório aos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.