Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

terça-feira, 21 de junho de 2016

Pradense é um dos 10 cientistas americanos que chegaram ao Brasil para estudar o vírus Zika em Teixeira de Freitas


Pradense é um dos 10 cientistas americanos que chegaram ao Brasil para estudar o vírus Zika em Teixeira de Freitas

Um grupo de cientistas microbiologistas de uma Universidade dos Estados Unidos chegou a Teixeira de Freitas neste domingo (19/06), onde vai intercambiar com os médicos da rede pública de saúde e em parceria com os médicos doutores do Campus Paulo Freire, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) para um estudo sobre a capacidade do vírus Zika. Cujo vírus foi comprovado no Brasil que é capaz de atravessar a placenta e infectar bebês no útero da mãe. E outros estudos têm mostrado também como a infecção afeta a formação do sistema nervoso central dos embriões.

O grupo é formado por 10 microbiologistas e aspirantes a médico da Universidade da Flórida, sediada na cidade de Gainesville, Estado da Flórida, nos Estados Unidos e é uma das instituições educacionais mais prestigiadas do mundo, bem como a instituição de educação superior mais antiga dos Estados Unidos. Em Teixeira de Freitas os estudantes americanos serão liderados durante uma semana de estudo cientifico pelo médico nefrologista Evan Pereira Barreto, professor doutor e coordenador do curso de medicina do Campus Paulo Freire em Teixeira de Freitas da UFSB – Universidade do Sul da Bahia.

No grupo dos 10 cientistas existem apenas dois latinos, a peruana Nicole Lamas e o brasileiro Danilo Rodrigues da Silva. Danilo Rodrigues é natural da cidade de Prado, filho do sargento da reserva da Polícia Militar da Bahia, Daniel Barreto e neto do saudoso ex-prefeito Antônio Barreto da Silva. Danilo Rodrigues da Silva, hoje com 25 anos, deixou o Prado aos 10 anos de idade para acompanhar os pais aos Estados Unidos, onde dedicou a vida aos estudos e a sua paixão pela ciência médica.

Danilo e Nicole são os únicos do grupo de americanos que falam a língua portuguesa e serão os intérpretes dos colegas durante a missão da equipe em Teixeira de Freitas. Danilo Rodrigues da Silva recebeu a equipe do Teixeira News na casa da família em Prado, na tarde deste último sábado (18). Disse da sua satisfação de está retornando a sua terra depois de 15 anos e rever toda sua gente, além de expressar a sua ansiedade em iniciar este estudo na busca deste novo conhecimento da ciência e ainda revelou que o resto do grupo está ainda mais ansioso pelo aprendizado e em poder pisar em solo brasileiro.

Na noite desta última sexta-feira (17), durante a inauguração de uma nova Unidade Básica de Saúde no bairro Ulisses Guimarães, o prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt (PT), que é médico cardiologista, anunciou oficialmente sobre a comitiva americana que chega à cidade para estudar o vírus Zika. E também falou da sua satisfação em está recebendo este grupo de jovens cientistas em parceria com o curso de medicina da UFSB na rede pública de saúde para que Teixeira de Freitas sirva de laboratório na busca por uma solução em prol do bem estar da população brasileira e mundial.

Todos os 10 jovens cientistas são da Universidade da Flórida, uma das universidades mais qualificadas do planeta, estando na 53° posição no ranking das melhores universidades do mundo e responsável pela educação de mais 50 mil estudantes, dos quais 15.915 estudam em tempo integral. A Universidade da Flórida é a maior e mais antiga das quatro Universidades que compõem o sistema de ensino superior público do Estado da Flórida nos Estados Unidos. (Por Athylla Borborema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.