Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Itamaraju Retrospectiva 2017 – Gestão Angênica. A Mudança Prometida Travestida Em Caos




O ano de 2016 foi marcado em Itamaraju por uma campanha eleitoral que trouxe no menu, um candidato comprometido com a mudança o médico que iria colocar a saúde nos trilhos. Mas na prática o discurso da campanha não se efetivou, a eficácia se limitou a pintura de meios fios.


Das poucas realizações deste governo, podemos citar trechos de pavimentação, na maioria executados por licitações feitas pelo governo anterior, via convenio com o Estado da Ba, ou via emendas do Deputado Paulo Magalhães, regra que também se aplica a USB recentemente inaugurada que de responsabilidade desta gestão não contou se quer com a integral contra partida monetária para realização da obra.

Saúde em UTI:

A saúde que prometia ser o cartão de visitas protagonizou cenas lamentáveis que a muito não se via na cidade, o povo voltou a dormir em fila na porta de PSF pra marcar exames, o Aparelho de raio X, comprado através de dinheiro vindo através de emenda do Deputado Paulo Magalhães aliado do ex prefeito de Itamaraju,foi mais um lamentável episodio, estranhamente se pagou por um e se recebeu outro inferior em preço e qualidade, na pratica se comprou um top com verba do aliado do adversário, e se recebeu um básico. Até hoje não se sabe se houve má fé ou só mesmo incompetência. Da gestão pra cuidar e viver .

A UPA ainda fechada:


No inicio do mandato o prefeito solicitou em palanque diante do governador Rui Costa ajuda para abrir a UPA, de pronto foi atendido, e publicamente o Governador agendou com o prefeito para dias depois uma audiência para se fechar a questão, mas ao que parece o prefeito desistiu.

Vídeo do Prefeito e governador falando da UPA

Ações pontuais na saúde realizadas em Itamaraju foram quase todas de iniciativa do Governo do Estado, como o mutirão de cirurgias , mutirão do glaucoma e o caminhão que atendeu a saúde da mulheres. O grande avanço para interromper  a espera por quem não consegue exames médicos em Itamaraju, veio com a inauguração da policlínica regional, que foi duramente criticada por Marcelo.



Marcelo a “novidade política” que prometeu melhorar a saúde e nada fez, criticou a instalação de uma clinica que trará os exames para quem precisa, e assim tira-los das pernoites em porta de PSF sem conseguirem seus exames em Itamaraju, mas pra Angênica isso não é bom.


Houve ainda períodos de hospital sem médicos, PSF sem medicamentos, houve até aviso em PSF dando margem interpretativa que o povo só adoecesse no ano que vem.A esperança de mudança na saúde, principal vitrine do palanque eleitoral foi se forjando no completo caos.


Quando o assunto é cirurgia, quem não se lembra do caso da menina Giovanna do Bairro Várzea Alegre, que precisou ir ao MP para ser operada.



O transporte dos pacientes da hemodiálise, esse foi outro escândalo, que envolve o cunhado do prefeito que afirma ter sido tirado de sua cidade, que trocou de veiculo para prestar serviço para Angênica, e que ficou meses sem receber por um contrato informal dentro do âmbito familiar.


Mudança inédita mesmo na Saúde de Itamaraju, e ter o Secretário da pasta ocupando a presidência do Conselho Municipal de Saúde.

Outros vídeos, recordar é viver!

Um vídeo postado na página do grupo Fiscaliza no Facebook, mostrando uma longa fila de pacientes em busca de atendimento odontológico no Hospital Municipal de Itamaraju (HMI)



Aviso de não atendimento sugere a interpretação de “só adoeçam ano que vem” ,e gera revolta nos que votaram por uma saúde melhor

https://www.facebook.com/cassio.amaral.355/videos/701293266739175/
Administrada por um médico, Itamaraju tem aumento de 100% em casos de doenças ligadas ao Aedes em março de 2016


Paciente em jejum por 20 horas sem cirurgia e idosa cega e que mal fica em pé transportada sentada para hemodiálise



Educação


A educação começou bem com a mulher do vice prefeito secretária , realizando uma jornada pedagógica com custo exorbitante aos cofres que o governo afirma ter recebido falido, a Jornada Pedagógica foi realizada antes das contratações dos professores e portanto mesmo tendo custado caro ao contribuinte foi parcialmente ineficaz ,uma vez que uma boa parte dos professores, (os contratados) não participaram dela, antes de irem para a sala de aula.



As ações intolerantes e autoritárias da secretaria durante o exercício da função levaram a APLB a denunciar semiescravidão e perseguição aos servidores da educação.

O trato as instituições

Nas relações institucionais diversas crises foram vividas por este governo, a APAE foi vitima de duros cortes, no efetivo que contava por parte da prefeitura para realização de suas atividades, se comparada com a gestão anterior estimasse um corte de pessoal da ordem de 50%.

A casa de passagem foi fechada pela assistência social, levando mais desamparo aos que nada tem. Até o Conselho Tutelar do município ficou paralisado temporariamente, por falta de material de expediente.




A Creche do Bairro Primavera está na eminência de fechar, e a Pastoral da criança que a duas décadas sede o imóvel para a atividade pedagógica daquela comunidade ficou sabendo do fechamento pela imprensa.



Mas existem outros aspectos de ineficácia administrativa da gestão “pra cuidar e viver” do grupo amigos de Itamaraju. As licitações foram todas parar no MP, os apadrinhamentos com cargos gratificados em 100% foram uma regra generalizada da gestão dos “amigos”. Os contratos tiveram o tempo mais curto da historia recente do município (sete meses).Em escolas e outros órgãos públicos, funcionários tiveram de levar de casa por meses material de limpeza e papel higiênico.


E o lixo!? A cidade tem resto obras, mato , sobra de poda de arvore e lixo domestico por toda parte! A iluminação publica nunca esteve tão precária, a cidade nunca esteve tão escura. as estradas perguntem a quem mora no interior.


No são João que antes era defendido pelos “Amigos de Itamaraju” como festa que tinha de ser feita com baixo orçamento foi milionário, com ornamentação caríssima, mas pelo menos tivemos o festanol medicamento da primeira Dama,que não deixou o povo adoecer.


Os garis concursados foram afrontados por declarações do secretario de obras, aquele que gostava de comprar vassouras de piaçava, o que tinha o filho no estrangeiro remunerado pela prefeitura. E o Transporte escolar contratado mais caro, e com os motoristas ganhando menos, o que sem duvida diminuiu a qualidade do serviço, que o diga a família que perdeu uma criança no bairro Corujão, que faleceu estando sobre a guarda do município.


O Prefeito Dr. Marcelo que em primeira coletiva à imprensa disse que a administração não teria carros alugados, agora assiste a mulher de secretário Leo Oss, fazendo mercado com carro oficial. A mesma mulher que em outro escândalo desse governo aparecia mais de uma vez na Folha de Pagamento (erros de digitação).

VÍDEO – Esposa de secretario de Administraçao utiliza carro oficial para fins pessoais


Neste governo o povo assiste a Viatura da guarda civil servindo a fins particulares. O prefeito aluga o próprio carro, a sua esposa, a Primeira Dama tira férias na Europa com menos de um ano de serviços prestados, e ainda ostenta nas redes sociais um claro deboche a inteligência do povo.


Assiste  caminhão locado da prefeitura transportando madeira ilegal no interior.Assiste ainda de camarote o Secretário Leo Oss passar caminhão ao padrasto para prestar serviço à Prefeitura de Itamaraju.


Os feirantes da cidade baixa, tristemente passaram um ano trabalhando sem cobertura expostos a sol e chuva, perdendo clientes e produtos, e se sujeitando a uma indigna condição de trabalho na busca pela sobrevivência.


O município contrata pastor por 40 mil para apresentação artística no natal, a Assistência Social mesmo com licitação de 500 mil Reais ficou o ano todo negando passagens e cestas básicas. Sorteio de casas populares do governo federal, construídas pela União no mandato do prefeito anterior termina com tumulto, denuncias de fraude, e ocupação da prefeitura.


O vice Prefeito de Itamaraju que insistia em aparecer em todas as ações do governo nos primeiros meses, anda meio sumido, suas aparições públicas já não são tao constantes desde a deflagração da operação “FRATERNOS” que destituiu do cargo, e colocou uma tornozeleira eletrônica em seu líder político, Roberto Oliveira.


Diante de tantos desacertos desse governo, que tem derretido o capital político dos amigos de Itamaraju, recentemente o pré candidato a governador e Prefeito de Salvador cancelou uma agenda que faria na cidade em 18/12.

E pra fechar com chave de ouro, o prefeito aprovou na Câmara um duro código tributário para o município com aumento em varias taxas e tributos muito acima da inflação, penalizando sobre tudo a aqueles que geram empregos na cidade.

Os amigos articularam ainda a entrada do famigerado deserto verde em nosso município (o eucalipto)


Francamente!   Amigos de quem?  Em qual frente essa administração avançou em comparação  a  administração anterior, tão duramente criticada por eles?

Onde estão as emendas dos deputados dos “amigos de Itamaraju”?


Como um governo que passa o ano todo falando ter herdado um município falido, faz brotar dinheiro para asfaltar o centro comercial em claro ato de retribuição aos comerciantes que apoiaram sua campanha, deixando os bairros jogados ao abandono?


Dos discursos de campanha a única frase que o povo tem visto se concretizar e a que diz “É taca! É taca! É taca!” agora e suportar o açoite e esperar 2018 e 2020 para tentar consertar.


Sem dúvida foi um ano de frustração e decepção para os que creram na mudança, até mesmo para os mais apaixonados. O desgoverno e os sucessivos escândalos são a prova irrefutável do estelionato eleitoral que vitimou nas urnas 45% do eleitorado, e que agora vitima uma cidade inteira seja por má fé ou simplesmente por incompetência./estudionoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.