Quem sofre de calvície poderá recorrer, em breve, a um tratamento com células-tronco capaz de regenerar os folículos pilosos do couro cabeludo, dizem pesquisadores. Para chegar a esta conclusão, os cientistas fizeram experimentos com células da pele humana, chamadas fibroblastos dérmicos.
Depois de adicionar três diferentes genes, eles converteram as células em células-tronco, que têm a capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de célula do corpo. Elas foram transformadas em um tipo que é vital para o crescimento capilar.
O time de pesquisadores demonstrou que, controlando cuidadosamente o tempo de crescimento das células, é possível criar um número grande de células-tronco. Elas foram misturadas a um tipo de célula da pele dos ratos e enxertada em cobaias com imunodeficiência, para que o organismo não rejeitasse os enxertos.
A pesquisa, publicada no Nature Communications, revelou que as células se transforaram em uma camada de folículos pilosos semelhantes aos encontrados nos humanos. “Esta é a primeira vez que se produziu uma quantidade de células estaminais epiteliais nessa escala.
Elas são capazes de gerar o componente epitelial dos folículos pilosos”, explicou Xiaowei Xu, pesquisador da University of Pennsylvania.
Elas são capazes de gerar o componente epitelial dos folículos pilosos”, explicou Xiaowei Xu, pesquisador da University of Pennsylvania.
Acredita-se que estas células possam ser aplicadas em vários casos, no entanto, ainda é preciso adaptá-las aos humanos./Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário