Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Em Porto Seguro, governador Rui Costa lança campanha de combate ao aedes aegypti




Em Porto Seguro, o dia nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, na manhã deste sábado [13], começou com o governador Rui Costa [PT] entrando nas casas dos moradores da Vila Valdete [um condomínio do Programa Minha Casa Minha Vida com mais de 1,2 mil domicílios], ao lado da prefeita Cláudia Oliveira [PSD] e do Secretário Especial de Saúde Indígena do MS, Antônio Alves de Souza.


A primeira casa inspecionada pelo governador foi a de número 196, onde moram um casal e uma criança. A presença do governador da Bahia encheu de orgulho o senhor Valdinei Aníbal Santos, de 31 anos. Ele revelou que estava surpreso e lisonjeado, mas garantiu que o governador encontrou tudo limpinho.

“Eu fiquei até um pouco surpreso porque não esperava que eles fossem nos visitar. Ao mesmo tempo me senti lisonjeado por ter recebido a visita do governador e na prefeita Cláudia na minha casa”. Por coincidência, a mulher do senhor Valdinei contraiu a dengue no período do Carnaval, mas ele conta que foi em outra localidade e não na Vila Valdete.

Valdinei Santos elogiou o trabalho da prefeitura de Porto Seguro e enviou um recado aos demais moradores para que continuem tendo, em suas casas, o mesmo cuidado que ele.

Pelo trajeto, agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias, que atuam em Porto Seguro, orientaram a população e distribuíram panfletos explicativos, além de recolher o lixo e vasilhames descartados em vias públicas e que podem acumular água. O mutirão contou com a participação das Forças Armadas, Polícia Militar, Câmara de Vereadores de Porto Seguro, secretários municipais, servidores públicos, instituições religiosas e imprensa.

Segundo o agente comunitário de Saúde, Pedro Palma da Silva, de 35 anos, que há mais de 10 anos atua no distrito de Vale Verde, o mutirão é um momento importante de alertar a população para a responsabilidade individual no combate ao mosquito. ”Minha responsabilidade é muito maior no contato com a população para não deixar água parada. Esse é um trabalho que a gente já faz no dia a dia”, frisou.


ALERTA NACIONAL

Presença de Rui Costa mobilizou vários setores da comunidade no combate ao mosquito


O Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti aconteceu, simultaneamente em 353 municípios de todos os estados brasileiros. Em Porto Seguro, considerada terra máter do Brasil, a presença do governador Rui Costa mobilizou vários setores da comunidade no combate ao mosquito responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya, Febre Amarela e Zica, esta última considerada muito alarmante pela sua associação com a microcefalia.

Em entrevista ao Radar 64, o governador elogiou a atuação da prefeitura local no sentido de vencer o mosquito. “O que eu vi aqui é uma grande mobilização da Prefeitura e das Forças Armadas e aproveito para agradecer à Marinha, ao Exército, Aeronáutica e Polícia Militar, porque esta é uma tarefa de todos, por isso eu peço a ajuda de todos vocês para incorporar este combate como uma prática cotidiana”, conclamou.

Usando o boné da campanha municipal contra o mosquito [Não Fique de Corpo Mole] o governador lançou um desafio: “Nós vamos mostrar que o povo brasileiro, o povo baiano vai vencer este mosquito. E eu quero dizer a você que 90% das pessoas que contraíram Dengue, Zica ou Chikungunya, o mosquito estava dentro da casa deles, no reservatório de água, embaixo da geladeira no reservatório do degelo, estava numa planta ou em um objeto no quintal acumulando água”.

Boa parte da população ainda desconhece alguns hábitos do mosquito. Rui Costa, por exemplo, admitiu que tinha pouca informação sobre o tempo de vida do Aedes aegypti. “É que o mosquito desde quando nasce, eu não sabia disso, eu aprendi isso recentemente, ele não voa _ do nascer até morrer _ mais do que 200 metros, portanto se ele nascer na sua casa ele vai picar a sua família ou a do vizinho, então cuide da sua casa”.

“É essa conscientização que nós estamos fazendo aqui em Porto Seguro”, prosseguiu o governador. “A gente pode ver que as casas estão preservadas, estão limpas e as garrafas de cabeça para baixo, agora o que preocupa é que a gente viu, no entorno da casa, muito material jogado fora, ou seja, a pessoa tinha uma geladeira velha jogou perto de casa, um fogão velho, jogou perto de casa, uma garrafa de plástico, uma lata, Então a gente pede, não jogue lixo na rua, o lixo, a garrafa, a geladeira velha é o lugar adequado para o mosquito se reproduzir”, conclui o governador, pedindo o apoio de todos no sentido de não deixar o mosquito nascer.

PREFEITA DIZ QUE CIDADE É EXEMPLO


Coordenando pessoalmente a Campanha Municipal “Não Fique de Corpo Mole”, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, mesmo com uma luxação no tornozelo direito, vestiu a camisa e o boné e entrou de casa em casa, ao lado do governador, da secretária municipal de Saúde, Edna Alves, do deputado Robério Oliveira e o vice-prefeito Humberto Martins, além de outras autoridades locais.

Sem nenhum caso oficial de Dengue, Zica ou Chikungunya registrado este ano [embora algumas suspeitas estejam sendo investigadas pelos organismos locais da Saúde], Cláudia Oliveira destacou o empenho dos agentes de saúde, que há algum tempo estão envolvidos na campanha, mas se mostrou surpresa “e recompensada com a presença do governador Rui Costa no mutirão nacional lançado pela presidente Dilma.”

“Porto Seguro sempre sai à frente nessas campanhas de mobilização, e nosso pessoal de saúde está bastante comprometido, mas o que eu não sabia era que o nosso governador, Rui Costa, nos faria esta surpresa participando no nosso mutirão. Ele estava na cidade, desde o Carnaval – completou – e disse que não precisaria voltar à capital para o lançamento da campanha”.

Prefeita Cláudia Oliveira, coordenando pessoalmente a Campanha Municipal 'Não Fique de Corpo Mole'


Com mais de 1,2 mil residências e perto de 4,5 mil moradores, “o Residencial Vila Valdete foi escolhido como marco da Campanha em Porto Seguro por se tratar de um bairro bastante vulnerável e que conta somente com uma unidade de apoio à saúde,” informou a prefeita Cláudia Oliveira. No final, ela garantiu que a Unidade de Saúde do Vila Valdete já está sendo construída./radar64

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.