Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Secretaria de Saúde de Itamaraju vai realizar mutirão contra o Aedes aegypti a partir desta sexta-feira (12/02)



A Secretaria Municipal de Saúde de Itamaraju vai realizar a partir desta sexta-feira (12/02) uma ação de combate a tríplice epidemia arbovirótica (dengue, febre chikungunya e zika vírus) com o objetivo de combater a proliferação do mosquito causador das doenças, o Aedes aegypti. De acordo com a secretária Gilma Teixeira, serão realizadas ações rotineiras de prevenção e eliminação dos focos do mosquito através de campanhas educativas, vistorias e limpeza nas áreas internas e externas de todos os domicílios de Itamaraju, bem como em todos os prédios comerciais e de órgãos públicos situados no município.

Teixeira assegura que até os imóveis fechados, desocupados ou aqueles em que os moradores se recusem em permitir a entrada dos agentes, terão que ser inspecionados, mesmo que seja por intervenção judicial. "Para isso vamos buscar parcerias com o Ministério Público, Poder Judiciário e Polícia Militar, nenhum imóvel dentro do perímetro urbano do município vai deixar de ser vistoriado”, destaca a secretária.

De acordo com o cronograma fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde, serão visitados nas quatro sextas-feiras do mutirão contra o Aedes aegypti, quase 25 mil imóveis localizados no Centro e nos bairros do município. Até o momento ainda não foram confirmados casos de dengue, zica e chikungunya em Itamaraju, mas, a secretária afirma que a partir da avaliação clínica feita pelos médicos e técnicos da Vigilância Epidemiológica, é possível afirmar que Itamaraju já tenha algumas ocorrências do vírus zica, "pessoas com sintomas do zica deram entrada no Hospital Municipal, infelizmente não podemos afirmar que é o vírus porque precisamos aguardar o resultado dos exames, que só chega entre 30 e 60 dias”, explica.

Para a secretária, das três viroses, a dengue é a mais perigosa, "porque pode matar se for hemorrágica”, diz. Mas, ela ressalta que a zica pode estar associada à microcefalia, e a chikungunya pode evoluir para a síndrome de Guillain-Barré (SGB), que é uma doença neurológica, de origem autoimune (ocorre quando o próprio sistema imunológico passar a produzir anticorpos contra componentes do próprio organismo), capaz de provocar fraqueza muscular generalizada que, em casos mais graves, pode até paralisar a musculatura respiratória, impedindo o paciente de respirar.

Por isso a secretária defende que mesmo com o empenho total do município, sem o engajamento de toda a comunidade não será possível vencer a guerra contra o Aedes. Ela pede o empenho da população. "se algum morador tiver conhecimento de eventuais focos de proliferação do mosquito, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica e faça a notificação, dessa forma o cidadão estará ajudando o município a combater esse mal”, pontua.

A ação, em regime de mutirão, será realizada em quatro etapas que irão acontecer nas sextas-feiras a partir desta semana. O primeiro mutirão ocorre neste dia 12 de fevereiro, com os agentes comunitários de saúde, agentes de combate à endemias e também com a equipe da vigilância epidemiológica visitando 5,494 mil imóveis localizados nos bairros Corujão, Várzea Alegre, São Bernardo, Novo Prado e São Domingos.

No dia 19, será a vez dos bairros Liberdade, Primavera, Bela Vista e Cristo Redentor, num total de 6,448 mil imóveis. O combate ao mosquito transmissor da dengue – febre chikungunya – zica – terá continuidade no dia 26 quando a equipe da Saúde visitará os 6,437 mil imóveis dos bairros de Fátima, Marotinho e Santo Antônio. Na última semana (04/03) será a vez do Centro e do Bairro Tassizo Carletto, com 6,6 mil imóveis relacionados para visitação. Esta é a primeira vez que uma ação dessa proporção acontece em Itamaraju. Depois de fechar o perímetro na Sede, as ações serão desenvolvidas nas localidades do interior.

Entretanto, a secretária Gilma enfatiza que o combate ao Aedes não vai se resumir às sextas-feiras, mas de segunda a quinta-feira os imóveis serão visitados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) dentro de suas respectivas áreas./bahiaextremosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.