A partir de fevereiro deste
ano, o Brasil ganhará uma nova operadora de telefonia celular: os Correios.
Sim, a estatal terá uma operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês), que
mira o público das classes C e D e aposta na alta capilaridade dos serviços da
empresa, com 12 mil agências, para alavancar a distribuição.
O plano vem de longa data. O
primeiro registro de que os Correios tinham o interesse em tornar-se uma MVNO é
de 2014, com a autorização do Ministério das Comunicações para que a empresa
começasse a operar dessa forma. A proposta é aproveitar a força da marca dos
Correios para alcançar 1 milhão de usuários até o fim do ano.
Como MVNO, os Correios não
terão infraestrutura própria.
A estatal fechou acordo com a
empresa EUTV, também conhecida pelo nome fantasia Surf Telecom, para prestação
do serviço. Curiosamente, a Surf também é uma MVNO, que usa a infraestrutura da
TIM para operar nacionalmente.
Os Correios prometem
simplicidade e clareza na forma como prestam seu serviço.
Uma pesquisa da empresa diz
que a maioria do público não confia nas companhias, e que não vê clareza sobre
como seus créditos são gastos. O objetivo é deixar muito claro quantos
gigabytes de dados, quantos minutos de chamadas e quantas mensagens SMS estão
inclusas no plano contratado.
A empresa também aposta em
sua marca, vista como uma das instituições mais confiáveis do Brasil, ao lado
da família e do Corpo de Bombeiros, de acordo com Ara Minassian, coordenador do
projeto. A ideia inicialmente é vender apenas planos pré-pagos, e tanto os
chips quanto as recargas poderão ser comprados nas agências pelo Brasil.
Mais detalhes devem ser
revelados em fevereiro, quando ocorrerá o lançamento do serviço.
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