Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

sábado, 21 de janeiro de 2017

Mais da metade dos pacientes de Alcobaça precisam sair de sua cidade para fazer exames em Prado


650x375_afogamento-prado-bahia_1481946-1

Mais da metade dos municípios brasileiros (2.902 de 5.570, ou 52%) encaminha pacientes da atenção básica para realizar exames em outra cidade por falta de infraestrutura em suas unidades de saúde, revela o Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento mostrou que em 60% dos municípios os pacientes têm de se internar fora. A prática é mais comum em localidades de até 30 mil habitantes, onde os estabelecimentos costumam ser precários, é o caso do município de Alcobaça, no extremo Sul da Bahia.

Com a chegada do prefeito eleito, Léo Brito, a cidade já começa a dar sinal do que pode acontecer. A má gestão da saúde pública vem se agravando na cidade. O Hospital São Bernado, é único no município, o mesmo, está é acusado por moradores de não atender os pacientes pelo SUS que chegam a unidade, e ainda cobra R$ 60,00 reais por consulta Médica.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Prado, nos últimos dias, houve um aumento de 40% no número de atendimentos. Esses pacientes a mais, de acordo com a Secretaria, são da cidade e Alcobaça.

“Vem coisa de baixíssima complexidade, vem paciente por causa de uma simples dor de cabeça e procura atenção em uma Unidade de Urgência. E deveria ser atendido na cidade dele. Gripe, infecção urinária podem ser totalmente atendidas na sua cidade. Mesmo se demandar internação, a cidade de Alcobaça tem hospital capaz de solucionar, uma apendicite, casos mais fáceis do manejo clinico”, explica Luciano Mota, Secretaria de Saúde de Prado.


O hospital em Alcobaça parou de funcionar por dificuldades financeiras de uma má gestão. De acordo com informações, a prefeitura da cidade encerrou o convênio do Hospital São Bernado. Enquanto isso, os casos de média e alta complexidade estão sendo encaminhados para a cidade de Prado./pradonoticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.