Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 27 de junho de 2013

27 de Junho - Dia Internacional do Diabético - Diabete Influencia Doença nos Rins

No dia Internacional do Diabético, 27 de junho, vale lembrar sobre a importância do controle de um plano alimentar para uma vida saudável. O mau controle do diabetes é a principal causa de insuficiência renal em todo mundo.

No Brasil a doença atinge 10 milhões de brasileiros. A nefropatia diabética é a doença renal que ocorre nos pacientes diabéticos e se manifesta em torno de 20 a 30 anos depois do paciente contrair diabetes. De 40% a 50% dos pacientes submetidos atualmente à diálise apresentam nefropatia diabética.

As pessoas com diabetes devem ser alertadas para o risco que sua condição representa para seus rins”, diz o Dr. William M. Bennett, presidente da Sociedade Americana de Nefrologia. “Detectar a doença no rim e tratar a hipertensão o quanto antes, são essenciais para os diabéticos”.

Veja a seguir alguns pontos básicos que devem ser lembrados sobre diabetes e os rins:
- Falências graves dos rins podem ocorrer em aproximadamente um terço das pessoas com diabetes.

- Como a diabetes pode afetar os vasos sanguíneos do corpo, ela pode provocar danos permanentes aos rins. O primeiro sinal de problema renal é a presença de albumina na urina.

- A presença de dano renal e o nível da função renal (TFG) indicam a insuficiência renal crônica.

- Problemas renais precoces causados por diabetes podem ser detectados por um exame sensível a uma micro quantidade de albumina na urina (microalbuminuria). Um exame de sangue de creatinina pode ser utilizado para estimar a TFG, o que pode dizer muito sobre a função renal do paciente.

- Manter a pressão sanguínea adequada com a ajuda de bloqueadores dos receptores da angiotensina e inibidores da eca é a forma mais eficiente de retardar a perda da função renal.

- A redução na quantidade de sal na dieta pode ser necessária no caso de problema renal, inchaço do corpo ou pressão sanguínea alta.

- Outros fatores podem causar problemas renais e afetar a função renal. Eles são: o bloqueio do fluxo de urina, infecções do trato urinário e determinados medicamentos (especialmente anti-inflamatórios e analgésicos).

- O inchaço do tornozelo e das pernas (edema), o uso mais frequente do banheiro à noite, a pressão sanguínea alta e uma redução na quantidade de insulina necessária para controlar a diabetes podem ser sinais de problema renal.

- Se a insuficiência renal crônica piorar e levar à falência renal, essa situação pode ser tratada por transplante de rim, hemodiálise ou diálise peritonial. O tipo de tratamento é escolhido para cada paciente, dependendo da saúde geral, estilo de vida e preferência pessoal. O plano de tratamento pode utilizar cada uma dessas formas de terapia alternadamente.

- A dieta diabética é uma parte muito importante do tratamento de todos os pacientes com diabetes, mesmo que não sofram de insuficiência renal crônica.

Se você é diabético, fique alerta para o risco que isso representa para seus rins. Faça regularmente o seu controle da pressão sanguínea e siga corretamente as recomendações de seu médico, observando sempre o seu regime alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.