Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

domingo, 8 de setembro de 2013

Professora Enelita Freitas autografa livro em noite inesquecível em Teixeira de Freitas

Autógrafo - este
Professora Enelita autografa “Rituais do Boi nos Espaços da Oralidade e da Escrita”
A professora Enelita de Sousa Freitas autografou o livro “Rituais do Boi nos Espaços da Oralidade e da Escrita” em noite inesquecível na última sexta-feira (6/9), no auditório do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Teixeira de Freitas.
O lançamento do livro aconteceu no fechamento do I Seminário de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa, iniciado em 4/9 e realizado pelo Colegiado de Letras do Campus X da UNEB.
Publicada pela Eduneb, a obra é resultado da adaptação da dissertação de mestrado que a professora Enelita Freitas defendeu há alguns anos na Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
Boi - este
A mestra ao lado do boi, que inspirou sua dissertação de mestrado
“O livro demorou cinco anos na editora da UNEB mas, agora que ficou pronto, estou muito feliz com o lançamento, meus amigos”, comentou a professora, que foi prestigiada por dezenas de pessoas.
A seguir, a autora deu detalhes sobra a realização da pesquisa de campo, falou do seu encontro com a tradição do Boi no Maranhão, a diversidade desse tipo de folguedo, que, aqui na região, recebe o nome de Boi Janeiro, a defesa da dissertação e, por fim, a transformação da pesquisa em livro.
Como não poderia deixar de ser, a professora Enelita recitou o poema “Alba”, de Geir Campos, e foi aplaudida pelas pessoas que lotavam o auditório.
Zarfeg - este
A mestra e o ex-aluno, poeta e jornalista Almir Zarfeg
Nesse momento, o poeta, jornalista e ex-aluno Almir Zarfeg fez uso da palavra. Após depoimento emocionante, em que ressaltou a importância de Enelita em sua formação literária e humanística, Zarfeg presenteou a mestra com um exemplar de “Ave, Poesia!”, obra lançada em parceria com a poeta Jan Cordeiro na Bienal do Livro do Rio de Janeiro 2013.
Zarfeg ainda passou o livro infanto-juvenil de sua autoria “L de Luppy” à querida mestra. “Com certeza, sem o seu apoio e incentivo, hoje não existiria Zarfeg”, declarou, agradecido.
Lucineide, Ana - 7 - 9.JPG - esta
No centro, Lucineide Gonçalves, Ana Odália e Liko Lisboa
Em seguida, o público foi convidado a assistir à apresentação do Boi Janeiro, trazido de Santa Rita do Planalto, distrito do município de Itanhém, especialmente para o evento. Todos ficaram fascinados com as performances do boi e acompanharam, de maneira espontânea, as canções.
Enquanto as pessoas se deliciavam com o coquetel, uma fila enorme se formou em direção à mesa onde, prestigiada, a professora Enelita Freitas autografava “Rituais do Boi nos Espaços da Oralidade e da Escrita”.
A noite ainda teve show ao vivo com Liko Lisboa. Enfim, um momento para guardar para sempre.
Público - este
Amigos, admiradores, ex-alunos e familiares lotaram o auditório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.