Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Fraude de boletos é investigada pelo FBI e Polícia Federal


Fraude de boletos é investigada pelo FBI e Polícia Federal.

Fraude de boletos investigada por FBI e Polícia Federal pode ter desviado R$ 8,75 bilhões, conforme noticiou o portal de notícias da Globo (G1). Trata-se de um golpe cibernético destinado a modificar boletos bancários para desviar os pagamentos de contas.

Segundo a RSA, 34 bancos em mais de um país foram afetados pelo golpe, que é investigado pelo FBI e pela Polícia Federal. Apesar de afirmar que a investigação do golpe envolveu três continentes, a RSA deixa claro que o golpe tem o Brasil como alvo principal pela dependência dos boletos. O caso foi publicado nesta quarta pelos jornais "Folha de S.Paulo" e "New York Times".

“A PF está tomando todas as medidas necessárias na investigação desses fatos. A investigação obviamente corre em sigilo e, no momento oportuno, quando chegarmos a outras conclusões ao longo das investigações a sociedade será esclarecida dos fatos”, afirmou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.


Entenda o Golpe

O ataque começa quando o internauta abre anexos de e-mails e mensagens em rede sociais infectados, que instalam no computador o malware, chamado de “Bolware”. As mensagens são spam e “phishing” (páginas ou e-mails falsos criados para se parecem com o de bancos e enganar os consumidores).

Esse malware compromete os navegadores utilizados para navegar na web. A partir daí, os boletos emitidos por lojas são interceptados pelo Bolware, que modifica as trilhas no código de barras que identificam a conta de quem vai receber o pagamento. O objetivo é fazer o dinheiro ir para a conta dos criminosos. Curta nossa página no Facebook e Twitter./(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.