Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Se liga Jucuruçu: Campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva será neste sábado


Os jucuruçuenses poderão imunizar cães e gatos, sábado (23), das  8 h às 17 h. Esses animais devem ser protegidos contra a raiva. A vacinação acontecerá nos seguintes locais: Praça Izabel, na Praça Josino Eduardo Brito, local, (ESF) Estratégia Saúde da Família - no bairro Califórnia - (CRAS), o serviço é gratuito e a meta deste ano é vacinar todos esses animais de Jucuruçu,  .

Para receber a vacina cães e gatos devem ter, no mínimo, três meses de vida e não podem apresentar sinais de doença ou estarem se recuperando de acidentes ou cirurgias. Até mesmo as fêmeas em período de gestação, no cio ou em fase de amamentação podem ser imunizadas.


Não é necessário apresentar documentos do proprietário ou do animal. No entanto, quem comparecer receberá um comprovante de que o cão ou gato foi vacinado, documento necessário à obtenção do Registro Geral Animal (RGA), que identifica o animal e seu proprietário.

A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o homem. Ela se caracteriza pelo contágio direto, isto é, por meio de mordidas, arranhões e lambidas de qualquer mamífero infectado. O único meio de prevenir a ocorrência da doença em áreas urbanas é por meio da vacinação anual de cães e gatos.

A raiva é considerada um grave problema de saúde pública, por apresentar letalidade de 100%. A doença é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e pode ocorrer em todos os mamíferos, inclusive no homem. 


A transmissão ocorre por meio do contato com a saliva de animais portadores do vírus rábico. A pessoa agredida por um animal raivoso que não receber o tratamento preventivo pode adoecer e, uma vez estabelecidos os sintomas, a doença evoluirá para o óbito.

Dicas para o dia da vacinação:

Cães dóceis devem estar com coleira e guia e ser conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina; Crianças não devem levar os animais para vacinar; Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas;


Gatos são naturalmente muito assustados e precisam ser transportados em caixas de transporte ou similar, para que se evitem fugas ou acidentes.

Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades. 

Comunicamos aos cidadãos de Jucuruçu- que a partir de 23/08/2014, será realizada a captura de cães vadios, pelas ruas da cidade, por isso, pedimos para não deixar seus animais soltos nas ruas. Os animais recolhidos serão encaminhados para o canil de Teixeira de Freitas. 


Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, tem como principal função capturar cães abandonados em vias públicas, tirando de circulação principalmente aqueles com sintomas compatíveis com a raiva, além de outras enfermidades e maus tratos. 

Diante deste papel, a Secretaria Municipal de Saúde, pretende intensificar a captura, já que a demanda de  reclamações tem sido alta. “Estamos recebendo muitas ligações de pessoas que nos informa da existência de muitos animais vadios em vias públicas, feiras públicas e outros locais inadequados. 


Sabemos que além de serem transmissores de doenças aos seres humanos, estes animais que vivem abandonados podem ocasionar acidentes de trânsito”, relatou. Cães com coleira também serão capturados, as pessoas que tiverem interesse em ter seus cães como companheiros, elas, precisam ter um local apropriado.

Secretaria De Saúde: Jucuruçu - Ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.