Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Metade dos brasileiros que tem diabetes não sabe que tem doença


Metade dos brasileiros que tem diabetes não sabe que tem doença

Metade dos brasileiros que têm diabetes não sabe que tem a doença, alerta a Sociedade Brasileira de Diabetes. Este domingo (26), é o Dia Nacional de Combate ao Diabetes. Segundo especialistas, 14 milhões de brasileiros tem a doença, mas metade ainda não sabe. Segundo o endocrinologista João Salles, da Sociedade Brasileira de Diabetes, uma das dificuldades em identificar a doença é que ela não apresenta sintomas no início, como é o caso do tipo dois de diabetes. No estágio avançado, podem aparecer sinais como boca seca, vontade de urinar com frequência e perda de peso espontaneamente. “Pessoas com mais de 40 anos, obesas, principalmente com a circunferência abdominal elevada, pessoas com pressão alta, altas taxas de triglicérides e com o HDL, o colesterol bom, baixo, devem ficar mais atentas pois estes são fatores de risco do diabetes tipo dois”, disse Salles. 

A doença ainda pode causar cegueira, insuficiência renal e amputação de membros inferiores. O médico alerta que não é apenas a ingestão de doces que desenvolve a doença, e que o diabetes está ligado à obesidade. A entidade ainda diz que a cada seis segundos uma pessoa morre no mundo por conta da diabetes e que, a cada 20 segundos, uma pessoa tem um membro amputado por conta da doença, que ainda provoca o maior índice de cegueira. 

De acordo com Salles, depois de um ano do diagnóstico, 60% dos pacientes abandonam o tratamento. “Se ele fizer o tratamento adequado, vai ter qualidade de vida normal”. O diabetes resulta da não produção do hormônio insulina que controla a glicose no sangue, ou da insuficiência dele. Sem a insulina, o corpo não consegue utilizar a glicose para obter energia. 

Existem dois tipos de diabetes. A do tipo um, que é uma doença autoimune, não tem ligação genética forte, tem início abrupto e geralmente se manifesta na infância ou adolescência. Já a do tipo dois, que acomete cerca de 90% das pessoas que tem diabetes, tem fatores genéticos, está muito ligada a obesidade, tem início sem sintomas e pode ser evitada com estilo de vida saudável. 

“É importante que o paciente com diabetes entenda que ele precisa participar do tratamento, discutir o tratamento com o médico, saber quanto tá a glicemia dele. Tudo isso é importante pra o controle da doença”, enfatizou o endocrinologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.