Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Juíza bloqueia bens de Paulo Vieira

A juíza federal Adriana Freisleben de Zanetti, da 5ª Vara Criminal de São Paulo, determinou nesta segunda-feira (17) o sequestro de bens de Paulo Rodrigues Vieira, ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA). Ele é um dos investigados pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, que apurou suposto esquema de venda de pareceres técnicos do governo em favor de empresas privadas. A magistrada também determinou que a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Novoa de Noronha, cumpra medidas cautelares em substituição à decretação de sua prisão preventiva.

Entre as medidas a serem cumpridas por Rosemary estão comparecimento períodico em juízo, proibição de ausentar-se da comarca, suspensão do exercício de função pública quando houver justo receio de sua utilização para a prática de infrações penais e até fiança para assegurar o comparecimento a atos do processo, evitar a obstrução do seu andamento ou em caso de resistência injustificada à ordem judicial.

A juíza autorizou a PF a usar os bens bloqueados de Vieira para fins exclusivamente policiais. Ela determinou também que 13 dos investigados na Operação Porto Seguro apresentem defesa prévia, baseando-se no entendimento de que a medida é indispensável quando se trata de denunciados que ainda se encontram na condição de funcionários públicos.

A juíza autorizou ainda a juntada de novos documentos decorrentes da investigação, compartilhamento integral de provas para investigação de crimes de lavagem e compartilhamento de provas aos órgãos públicos para instrução de procedimentos administrativos e disciplinares.

Na sexta-feira (14), o Ministério Público Federal de São Paulox (MPF-SP) denunciou à Justiça 24 pessoas investigadas pela Polícia Federal (PF) na Operação Porto Seguro. Caberá agora à juíza que analisará o processo decidir se os denunciados serão transformados em réus e julgados pelos crimes.O relatório da investigação foi entregue à Justiça Federal na sexta-feira (8).

De acordo com a Procuradoria, foram denunciados por formação de quadrilha o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira, o ex-diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Rubens Vieira e o irmão deles Marcelo Vieira. Também pode responder pelo mesmo crime a a ex-chefe do escritório da Presidência em São Paulo Rosemary Noronha, e os advogados Marco Antonio Negrão Martorelli e Patrícia Santos Maciel de Oliveira.

Os demais 18 denunciados vão responder por corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e falsificação de documentos.

O ex-auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Cyonil Cunha Borges, que fez o relato que deu origem à operação Porto Seguro, foi denunciado por corrupção passiva.

A denúncia é assinada pelos procuradores Suzana Fairbanks Oliveira Schnitzlein, Roberto Antonio Sassiê Diana e Carlos Renato Silva e Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.