Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Dia da Campanha do Quilo

Uma das entidades mais atuantes nesta área é .Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida., criada pelo sociólogo Betinho. Até pela Internet você pode colaborar. Visite o site www.clickfome.com.br e faça a sua parte!

A Origem

Comemorado no Brasil, com o fim de homenagear todos os voluntários que realizam e colaboram com as várias campanhas de arrecadação de quilos de alimentos em favor de instituições filantrópicas brasileiras, na data que é tida como o dia do nascimento desse formato de arrecadação de alimentos não perecíveis, visto que o líder espírita brasileiro, Avelino de Carvalho, convidou os irmãos do Grupo Espírita Amor e Caridade João Batista para saírem às ruas em 31 de julho [um domingo] de 1938 solicitando um quilo de alimento para o Asilo Creche Nazareno (Abrigo Nazareno) da cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, que então encontrava-se com os aluguéis atrasados e sem recursos financeiros para manter as 37 crianças ali abrigadas, iniciando então a "Campanha do Quilo" no Brasil, que ainda hoje é desenvolvida em prol do Abrigo Nazareno por legionários que percorrem as ruas em atitude de total humildade, buscando o alimento para o corpo e, inúmeras vezes, levando o alimento para a alma, sendo que em nossos dias a Campanha do Quilo é desenvolvida não só por espíritas, mas também por católicos, protestantes e outros irmãos de diversas religiões; todos em um trabalho que não é partidário-religioso, mas do Cristo.

Comemoração brasileira em respeito a todos os voluntários que realizam e colaboram com as várias campanhas de arrecadação de quilos de alimentos em favor de instituições filatrópicas brasileiras.

A campanha do QUILO - Dia de Doação, se constitui na arregimentação de funcionários de empresas, escolas, universidades, etc., que elegem um determinado dia do mês como o “Dia de Doação”. Neste dia, todos os funcionários da entidade se unem, cada um levando um QUILO de alimento, que é entregue ao Banco de Alimentos.

Não se sabe ao certo a origem da Campanha do Quilo, mas com certeza a primeira Campanha feita em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, visando o amparo aos necessitados, foi a empreendida por Paulo de Tarso em favor da Casa do Caminho, durante as suas viagens.

Consta também que Francisco de Assis fazia campanha de rua para depois distribuir com os pobres. São Vicente de Paula, também fazia campanha para distribuir com os pobres, trabalho esse continuado até hoje pela Ordem dos Vicentinos, da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.