APRESENTAÇÃO
Em região desbravada por madeireiros, formou-se a povoação de Chumbo, em território pertencente ao município de Itamarajú. Município formado com território desmembrado de Itamarajú, por força de Lei Estadual, de 24/02/1989, recebendo a denominação de Jucuruçu. A sede ganhou foros de cidade quando da criação do município.
Segundo IBGE – 2015, Jucuruçu possui uma área territorial de 1.457,856 km², com uma população residente de 10.290 pessoas, a qual o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de 2010 – IDHM é de 0,541, que é uma medida composta de indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. O índice de Jucuruçu é considerado baixo pela ONU – Organização das Nações Unidas.
Onde segundo o IBGE – 2015, o valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes na área rural é de 127, 50 reais e de 211,67 reais na área urbana, demonstrando o nível sócio-econômico da população. Um programa de desenvolvimento inovador para Jucuruçu deve garantir a melhoria da qualidade de vida de toda a população, a qualidade do meio ambiente e a diminuição da pobreza.
Os programas que estiverem sendo bem sucedidos na administração de Jucuruçu serão mantidos e aperfeiçoados. Não se deve interromper, programas e projetos com bons resultados. No entanto tem programas que precisam mudar. A população de Jucuruçu quer e merece mais. O Prefeito deve ser capaz de mudar e aprimorar o que precisa ser mudado e discernimento para manter o que deve ser mantido.
A melhoria dos serviços de saúde, educação, pavimentação pública, lazer, estradas e segurança são fundamentais para a melhoria na qualidade de vida da população de Jucuruçu no momento. Essas intervenções estão ao alcance do Prefeito e da gestão Municipal. São dentro desses temas que as diretrizes da nova gestão de Jucuruçu foram construídas para atender as expectativas de nossa população.
PROPOSTAS DE GESTÃO
Administração, Planejamento e Finanças
Criação de uma Administração aberta à participação popular através dos Conselhos de Orçamento Participativo. Capacitar os nossos Servidores Municipais e implantar programa de qualidade total. Estudar com os Servidores Municipais as melhorias salariais. Garantir a continuidade dos pagamentos dos salários aos Servidores Municipais com pontualidade, bem como dos fornecedores. Garantir a eficiência e agilidade no atendimento aos munícipes, mantendo a atualização dos equipamentos e o controle do Patrimônio Público. Apoiar a inserção e participação da mulher no mundo produtivo. Procurar ampliar as políticas de apoio a juventude, firmando parcerias com instituições de ensino, órgãos governamentais desenvolvendo ações que venham ao encontro dos jovens jucuruçuenses. Preparar cada vez mais os nossos funcionários para que os projetos e convênios sejam executados. Dar preferência ao comércio local para compra de produtos e equipamentos.
Assistência Social
Apoiar as iniciativas dos Conselhos Municipais, da Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente, dos Direitos do Idoso, da Habitação, da Mulher e os Comitês: Bolsa Família, Segurança Alimentar e Nutricional – Fome Zero.
Buscar recursos junto ao Governo Federal para atender a demanda de reformas e construção de unidades habitacionais, seguindo as exigências dos convênios firmados para as habitações de interesse social. Buscar recursos para construção de casas populares. Buscar recursos para construção de casas para quem já possui o lote. Buscar recursos para a construção de módulos sanitários. Apoiar o Conselho Tutelar. Apoiar e implementar os Programas Federais já em curso e os novos que surgirem. Ampliar o atendimento do CRAS enquanto equipamento público de acesso as Políticas Públicas principalmente no atendimento as necessidades básicas da população. Ter como objetivo a superação das formas de exclusão social e assegurar medidas que garantam o exercício da cidadania. Ampliar cursos profissionalizantes para todos os segmentos: mulheres, homens, jovens. Disponibilizar ônibus para os grupos da Melhor Idade para viagens, confraternizações e eventos religiosos em outras cidades. Definir especial atenção para que as ações da Assistência Social tenham como foco principal a família.
Agricultura e Meio Ambiente
Criação do Conselho Municipal de Agricultura apoiando as iniciativas e propostas. Buscar recursos para ampliar e renovar constantemente as ações voltadas aos agricultores. Apoiar e incentivar o pequeno produtor para agregar mais valor aos produtos aqui produzidos como: queijo, café, leite, hortaliças, etc. Implantar programas de piscicultura e apicultura com fins de geração de emprego e renda.
Apoio às iniciativas das mulheres da área rural, através de cooperativas e associações. Apoiar a agricultura familiar e pequenos produtores, na busca da diversificação, mantendo-o no campo com suas famílias, obtendo mais renda e qualidade de vida. Apoio técnico para melhoria da qualidade dos produtos hortifrutigranjeiros para produção e venda. Viabilizar recursos para perfuração de poços artesianos e rede de distribuição em localidades que necessitam. Buscar parcerias do Município com os Governos Estadual e Federal para as melhorias nas estradas vicinais.
Educação, Cultura e Esportes
Apoiar as iniciativas dos Conselhos Municipais de Educação, Cultura e Esportes. Manter em boas condições a frota do transporte escolar e planejar a sua renovação e aquisição de vans e ônibus. Construção do Ginásio Poliesportivo na Sede do Município. Construção do Estádio Municipal na Sede do Município. Construção de Quadras Poliesportivas em cada povoado que não a possui, como Monte Azul, Água Limpa, São João da Boa Nova e Itamaratí. Desenvolver políticas de esportes integradas a outras áreas, como: Implantação do Projeto Vida Ativa associados à terceira idade, à criança e adolescente, às pessoas portadoras de necessidades e às pessoas que participam dos programas de saúde como: hipertensos, diabéticos e outros. Continuar apoiando e aprimorar todas as práticas esportivas, nas diversas faixas etárias (ex.: futebol de campo, futsal, vôlei, handebol, e outros).
Apoiar todas as práticas culturais como: Folia de Reis, festivais de música, roda de viola, São João, Réveillon, Carnaval e festas religiosas. Continuar os cursos de capacitação dos professores e equipe pedagógica, merendeiras, serventes e equipe administrativa.
Manter os programas de erradicação do analfabetismo. Criação de escola técnica em parceria dos cursos técnicos à distância e presencial, capacitando os jovens para o mercado de trabalho, com a implantação do Programa Pró – Jovem. Garantir investimentos em: Materiais pedagógicos, merenda escolar com qualidade, tecnologia da informação e na manutenção e ampliação nos espaços escolares. Buscar junto aos Governos Federal e Estadual para implantação do Ensino Técnico Regular nas escolas Estaduais do Município. Construir uma biblioteca moderna e com livros atualizados e computadores para acesso à internet. Valorizar os profissionais da educação com a análise e revisão dos Planos de Cargos e Salários. Erradicar o analfabetismo. Mobilizar e efetivar uma política de educação de jovens e adultos que gere uma taxa de alfabetização próxima a 100%. Estimular a participação das famílias na educação das crianças e jovens jucuruçuenses. Esta integração fortalece o aprendizado e as relações comunitárias. Fortalecer a gestão democrática da educação garantindo a articulação com a sociedade civil e fortalecendo o conselho municipal de educação e dos conselhos escolares.
Segurança Pública
Parceria com a polícia Militar e Civil, e Secretaria de Segurança Púbica do Estado da Bahia, com o intuito de intensificar as ações de segurança na sede bem como nos distritos, a fim de garantir a segurança da população. Solicitar um aumento no contingente policial para que se possa atingir uma maior cobertura municipal.
Viação, Obras e Urbanismo
Manter as máquinas em condições de trabalho e renovar a frota. Realizar pavimentação nas ruas dos povoados como Coqueiro, Monte Azul, Água Limpa, São João da Boa Nova, Itamaratí e região. Manter a equipe de trabalhadores para continuar a execução de cascalhamentos no interior, nos pontos críticos das estradas vicinais. Criar uma equipe específica de jardinagem para conservar a cidade mais bonita e acolhedora. Aquisição de um caminhão coletor e compactador de lixo para o correto transporte do lixo municipal Construção do Aterro Sanitário Municipal. Construção de um novo Cemitério Municipal. Reforma no Cemitério de Coqueiro.
Manter as vias públicas limpas. Colocação de lixeiras nos principais pontos públicos. Melhorar a infra-estrutura do projeto de iluminação na sede e comunidades. Colocação de obstáculos para diminuição de velocidade (como lombadas) de acordo com a legislação dos órgãos Estaduais e Federais. Reforma e melhoria nas praças. Revitalizar a Praça de Itamaratí. Construção do Frigorífico Municipal. Construção de Creche em Monte Azul. Aquisição de Ambulância para São João da Boa Nova, Monte Azul, Coqueiro e Água Limpa. Adequação do transporte escolar.
Saúde
Apoiar o Conselho Municipal de Saúde: Capacitar os conselheiros, incentivar a participação em eventos de saúde pública, apoiar as iniciativas dos conselheiros. Reestruturação e implantação das Unidades de Atenção Básica no Município, tendo como objetivo cobertura de 100% da população, realizando atividades de prevenção e promoção da saúde, através do funcionamento adequado dos programas de saúde dos níveis estadual e federal, de forma a melhorar a qualidade dos serviços com ampliação de ações e garantindo material de consumo humano. Registro, estruturação e credenciamento junto ao SUS da Unidade Hospitalar do Município dentro das normas da ANVISA, com condições mínimas de funcionamento, atuando nas áreas de pequena e média complexidade.
Criação de um Curso de Extensão de uma Escola de Formação de Técnicos de Enfermagem, para capacitar pessoas dentro do Município, para aproveitar esta mão de obra já qualificada na própria Gestão Municipal e oferecer oportunidades a estes de desenvolver suas habilidades em sua própria localidade bem como em outros Municípios. Criação de um Serviço de Apoio ao Paciente Psiquiátrico ou distúrbios Neurológicos bem como dependentes químicos, com unidade estruturada, assistência especializada médica, de enfermagem e farmacológica, bem como apoio às suas famílias. Organização e reestruturação da Farmácia Básica do Município com recursos próprios em parceria com as esferas Estadual e Federal.
Estruturação das Equipe de Saúde da Família, para o atendimento de rotina e de emergência nas comunidades, com medicamentos, material e equipamentos, dando ênfase aos cuidados e procedimentos emergências na zona rural. Garantir e melhorar o acesso da população a serviços de qualidade, com equidade e em tempo adequado ao atendimento das necessidades de saúde, mediante aprimoramento da política de atenção básica e da atenção especializada. Garantir a Assistência Integral à Saúde da Comunidade, dando continuidade de tratamento aos pacientes que necessitam de especialistas, com possibilidade de transferência para outros municípios se necessário. Criação da Policlínica Municipal com os atendimentos de diversas especialidades médicas, fisioterapia, nutrição, psicologia e exames complementares.
Estruturação do Programa Municipal de Imunização visando sua independência do Centro Regional de Saúde na obtenção das metas vacinais. Obter as metas de cobertura vacinais. Obter as metas de acompanhamento pré-natal. Implantação do Programa MãeMaria, de acompanhamento à gestante, onde além de estimular o Pré-natal em sua micro-área, a gestante receberá cursos profissionalizantes, orientações para os cuidados com o bebê bem como participa do processo de construção de enxovais para as mesmas. Implantar Políticas de Saúde junto às áreas de Educação, Saneamento, Infra-estrutura, Esporte e Lazer, realizando assim atividades de inclusão social. Implantação de meios de diagnóstico para melhor conduta, tratamento e apoio aos profissionais de saúde, implantando assim exames de laboratório e de gabinete, como RX, ECG e Ultrassonografia, e convênios de exames de alta complexidade em outros municípios, para atender a necessidade e prioridade de nossos pacientes. Aquisição de uma Unidade Móvel de Saúde. Ampliação do Programa de Saúde Bucal, na atenção Básica, com uma cobertura de 100% do Município, sendo este apoiado por uma Unidade Móvel de Saúde.
Manter e ampliar os serviços de fisioterapia com a implantação de um Centro de Fisioterapia, sendo pelo menos um Fisioterapeuta atendendo os casos de atenção terciária, melhorando a qualidade de vida e favorecendo a breve reabilitação dos pacientes que necessitam de tal cuidado. Rever junto ao Estado a lista de medicamentos de alto custo e medicamentos excepcionais. Ampliar o número de medicamentos do programa de assistência farmacêutica. Dar continuidade ao Programa Hiperdia (Hipertensos e Diabéticos), mantendo medicamentos e condições de acesso dos usuários. Criar um programa municipal para atenção ao idoso, inclusive com atividades físicas e acompanhamento de equipe multiprofissional na sede.
Contratar uma assistente social para Secretaria Municipal de Saúde para dar maior agilidade nos programas. Contratação de nutricionista para acompanhamento de hipertensos, diabéticos e crianças com tendência a obesidade. Aumentar os itens da farmácia básica de medicamentos. Ampliar a parceria entre a Estratégia Saúde da Família e a Pastoral da Criança para acompanhamento das carências nutricionais. Manter ambulâncias para dar suporte ao atendimento de emergência e transporte de usuários para outras cidades, conforme determinação da Central de Regulação de Leitos.
Garantir os medicamentos que fazem da Atenção Básica e do Plano Municipal de Assistência Farmacêutica, para suprir as necessidades da população, inclusive nas unidades de saúde. Apoiar os Programas de Combate a Dengue e criar uma estratégia para erradicação do mosquito transmissor da dengue, melhorando o suporte técnico da equipe de Agentes de Endemias. Manter o serviço de endemias atualizado e com notificações periódicas conforme regulamentação do SUS e melhorar o suporte da equipe. Manter e dar suporte técnico para equipe de Vigilância Sanitária.
Viabilizar equipamentos para as equipes da Estratégia Saúde da Família.
Conclusão da implantação do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Construção da Unidade Básica de Saúde em Itamaratí. Desenvolver campanha educativa em todas as escolas municipais, e estaduais de ensino fundamental e médio, objetivando a prevenção e informação quanto à saúde reprodutiva, doenças sexualmente transmissíveis e uso de drogas. Reestruturar e melhorar o sistema de informática da Secretaria de saúde. Valorizar e aperfeiçoar os Planos de cargos e salários dos servidores públicos da área da saúde com permanente capacitação. Fortalecer a gestão democrática e participativa da Saúde, garantindo a articulação com a sociedade civil, fortalecendo os conselhos de saúde (Conselho Municipal e Conselhos Locais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário