A triste realidade do nosso rio Jucuruçu
Os problemas que envolvem a questão de impacto ambiental nos recursos hídricos na bacia do rio Jucuruçu é algo desafiante para a gestão ambiental em diversos municípios que integram essa bacia. Principalmente para a população.
Lembrando que no dia 11 de setembro de 2013, as 8 h no auditório Valdemar José Nogueira em Jucuruçu, aconteceu uma reunião ordinária do comitê de BACIAS HIDROGRÁFICA, onde estiveram presentes, Adriano Longo (Secretário de Agricultura), juntamente com pessoas do município do Parado BA – do município do Itamaraju- BA, Medeiros Neto BA – Coqueiro e Jucuruçu - justamente para debater os problemas ligados ao rio Jucuruçu.
E futuramente estaremos mostrando alguns projetos que irão sanar parte dos problemas e proposta de criação do Comitê aos representantes da sociedade civil organizada e do poder público municipal dos 21 municípios do Extremo Sul.
Será a oportunidade de garantir e ampliar a participação da sociedade nas decisões referentes à gestão das águas das bacias hidrográficas dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu; além de permitir o diálogo e a troca de experiências com os atores sociais da região para a preservação destes rios, que juntos atravessam mais de 20 municípios baianos.
O nosso planeta precisa de você, veja como são inúmeros os problemas e impactos ambientais, tudo isso, pode ser modificado, basta apenas uma atitude sua, vamos mudar os nossos hábitos, e o nosso planeta permanecerá na paz. Lute e seja um colaborador, assuma sua postura de ambientalista e juntos teremos um futuro melhor para nossas gerações futuras. Agradece: o meio ambiente.
POLUIÇÃO DOS RIOS / Rio Sem Poluição
Os rios são fonte de vida. Desde a Antigüidade, suas águas são essenciais para que as pessoas possam viver, bebendo, banhando-se, navegando, além de outras utilidades. Mais recentemente, até mesmo energia elétrica é produzida pela força das quedas d’água dos rios, iluminando as cidades.
Um rio sem poluição é aquele em que os peixes e as plantas crescem naturalmente, tem águas limpas e cristalinas. Sua água serve para regar plantações, tomar banhos e também para beber. Para um rio ser assim, é preciso que não se jogue lixo, nem esgoto diretamente nele.
Rios Poluídos
A poluição da água é a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da água e afeta o organismo dos seres vivos. Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio, cromo, chumbo) e detergentes .
A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios. O crescimento das cidades e de sua população aumentaram os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimento urbano.
Produtos químicos e sujeira dos esgotos são jogados diretamente nos rios ou afetam os lençóis d’água que formam as nascentes. O excesso de sujeira funciona como um escudo para a luz do sol, afetando o leito dos rios e seu ciclo biológico. Ou seja, as plantas e animais que nele vivem passam a sofrer problemas. A Poluição dos Rios, A Vida das Pessoas e da Natureza
Por exemplo: o nitrogênio e o fósforo são elementos essenciais para a vida aquática, mas o excesso desses elementos, provocado pela poluição, podem causam um crescimento acelerado na vegetação aquática. Com isso, sobra menos oxigênio, podendo até mesmo matar os peixes daquele rio ou lagoa.
Como Contribuir Para Evitar A Poluição dos Rios
1. Não jogue lixo nas águas dos rios.
2. Não canalize esgoto diretamente para os rios.
3. Não desperdice água, em casa ou em qualquer outro lugar.
4. Observe se alguma indústria está poluindo algum rio e avise as autoridades sobre a ocorrência.
Situação do nosso rio Jucuruçu, nos ajude a proteger e divulgar a obrigatoriedade do Cadastro Ambiental-CAR - CEFIR, que definem como prioridade de proteção as áreas de margens do rio e córregos, nascentes e topo de morro.
Em casos de agressão ao meio Ambiente denuncie: 0800 71 1400
Por tanto faça isso acontecer! O rio Jucuruçu agradece...
Nenhum comentário:
Postar um comentário