Em meio à onda de atentados contra candidatos a prefeito e vereador pelo país, a Polícia Militar da Bahia já tem um esquema especial de policiamento para garantir a segurança. Pelo menos 27 mil policiais militares já estão escalados para trabalhar no domingo em todo o estado.
A proposta é proporcionar mais segurança aos eleitores dos 417 municípios baianos e garantir o exercício da democracia na eleição que definirá os próximos prefeitos e vereadores. Segundo o comando da Policia Militar, a Operação Eleições 2016, que teve inicio há 30 dias, quando começaram as campanhas eleitorais, comícios e eventos, vai até a próxima segunda-feira.
Para domingo, o trabalho dos policiais começa com a escolta das urnas até as seções eleitorais e a manutenção da guarda nos locais de votação. Com isso, se espera impedir a violação dos equipamentos. De olho em alguma anormalidade, o policiamento será montado a partir das 6 horas e os agentes manterão uma distância de 100 metros de cada seção eleitoral.
No encerramento, às 17 horas, os discos com o total de cada urna serão escoltados até o local de apuração e transmissão, onde o policiamento permanecerá até o término dos trabalhos. Serão coibidos crimes eleitorais como propaganda de boca de urna, transporte clandestino de eleitores, desordem que prejudique os trabalhos eleitorais, consumo de bebida alcoólica nas zonas eleitorais, entre outros.
Em caso de flagrante, a Policia Militar encaminhará os acusados para a delegacia, onde ficarão detidos até o dia seguinte às eleições. Quanto aos eleitores, o TSE recomenda não votar naquele político cujo nome está incluído na lei da ficha-suja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário