Exames de necropsia realizados pelo Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas confirmaram esta tarde, 24 de novembro, que Aclycia Victória de Souza Santos, de apenas 1 ano e 1 mês, morreu vítima de meningite.
A vítima faleceu na Unidade Materno Municipal Infantil (UMMI) e foi removida para o exame de medicina legal após uma autorização do delegado William Telles, procedimento comum em casos de mortes com causas duvidosas. O corpo da criança foi levado para São José de Alcobaça onde será sepultado.
A causa da morte de Aclycia liga um alerta em todo o município. Após a realização dos exames, o Instituto Médico Legal foi isolado e passará por procedimentos para evitar contaminação.
A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias. A transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio. Como crianças de até 6 anos e ainda não têm seus sistemas imunológicos completamente consolidados, são elas as mais vulneráveis. Idosos e imunodeprimidos também fazem parte do grupo de maior suscetibilidade.
A doença chega a matar em cerca de 10% dos casos e atinge 50% quando a infecção alcança a corrente sanguínea e é este um dos motivos da importância do tratamento médico. Febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele (que são inicialmente semelhantes a picadas de mosquitos, mas rapidamente aumentam de número e de tamanho, sendo indício de que há uma grande quantidade de bactérias circulando pelo sangue) são alguns dos seus sintomas./sulbahianews
Nenhum comentário:
Postar um comentário