Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

sábado, 22 de abril de 2017

Pescadores fecham a BR 418 em Posto da Mata contra uma Portaria Federal proibindo a pesca




Nova Viçosa: Nesta manhã de sexta-feira, 21 de abril, pescadores da Bahia promoveram uma manifestação contra a Portaria 445 do Ministério do Meio Ambiente 445, fechando diversos pontos das estradas baianas. Os pescadores questionam a Portaria, pois, proíbe a pesca e comercialização de 475 espécies de peixes, dentre eles, os mais comercializados, tais como: garoupa, badejo, cação, bodião e batata.

“Essa portaria foi feita sem o mínimo de estudo da costa brasileira e tão pouco ouviram o setor. Os estudos do Ministério do Meio Ambiente foram patrocinados por ONGs internacionais, e sem dúvida, quer obrigar a população a consumir peixes de cativeiros ou importados de outros países. Essa portaria quer matar o pescador e sua família de fome. Ficar 10 anos sem poder pescar esses peixes, é arbitrário, é um absurdo”, explicou um pescador.

 

Não somos contra o período de defeso para a preservação das espécies, sempre respeitamos isso, mas, proibir por 10 anos a pesca de quase 500 espécies é complicado. Vamos viver de que?”, questionou um manifestante na BR 418, em Posto da Mata. Segundo os representantes dos pescadores, tem muitas cidades litorâneas do extremo sul e de todo o Brasil que vivem praticamente da pesca e terão um grande número de desempregados.

A portaria foi criada em 2014 e visa a preservação de peixes e invertebrados aquáticos da fauna brasileira, ameaçados de extinção, cujas espécies estão na ‘Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção – Peixes e Invertebrados Aquáticos’. Por conta da proibição a partir desta data, diversos pescadores pela Bahia realizaram o protesto. Em nossa região o manifesto aconteceu na BR 418, região de Posto da Mata. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, na Bahia, dois pontos da BR foram fechados pelos manifestantes, sendo esse na BR 418 [Posto da Mata] e outro próximo à capital baiana. Ainda segundo a PRF, mediante negociação, a pista foi liberada parcialmente, mas, pode ser fechada novamente a qualquer momento. A PRF alertou que a multa para os carros que trazem pneus para queimar ou bloquear a pista é de aproximadamente R$ 6 mil reais.


“Os que insistirem e insistem foram e serão contemplados com as multas. Foram aplicadas essas multas também na interdição de ontem na BR 101 em Teixeira, próximo a uma faculdade”, explicou um policial rodoviário./Liberdadenews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.