De forma unânime, os parlamentares aceitaram o pedido feito pelo deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), para a realização de uma audiência pública com o lobista e ex-diretor da BR Distribuidora, Jorge Augusto Henrique – acusado de ser o líder do esquema –, e o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Jorge Zelada. “A Comissão agora vai enviar o convite aos dois. Vou procurar saber amanhã [quinta-feira (15)] quando o convite será enviado e para qual data.
A legislação determina convocação apenas para ministro. Mas, se alguém for convidado e não comparecer, já é um indício ruim, pois sinaliza que é alguém que não quer prestar esclarecimentos”, ressaltou. O parlamentar baiano ainda lembrou que a decisão do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União de investigar o suposto esquema coloca os dois acusados contra a parede. “Se você não tem nada a temer, comparece [a audiência].
Mas, isso [investigação] já é um indício ruim”, pontuou. Lúcio ainda declarou que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), não comentou a decisão de criar três comissões parlamentares de inquérito, o que praticamente inviabiliza a CPI da Petrobras, mas ressaltou que existem deputados “que defendem a votação de um projeto de resolução”, que poderia permitir um sexta colegiado simultâneo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário