Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Médicos fazem queixa de trabalho escravo no Mais Médicos à OIT

Médicos fazem queixa de trabalho escravo no Mais Médicos à OIT
Entidades médicas contrárias ao Mais Médicos informaram que foi enviada à Organização Internacional do Trabalho (OIT) uma carta de repúdio por acreditar que o programa impõe "trabalho escravo" para os profissionais. 

A ideia é chamar a atenção para a queixa dos brasileiros que, segundo o vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Jorge Curi, estariam à mercê de um contrato de trabalho que vai de encontro às leis do país. "Esse contrato não cumpre os pressupostos trabalhistas no Brasil, seja CLT [Consolidação das Leis do Trabalho] ou outro qualquer", disse em contato com o Bahia Notícias nesta segunda-feira (12). Ele ainda vê com desconfiança a contratação de médicos estrangeiros, principalmente a respeito dos profissionais cubanos. 

"O pagamento [aos cubanos] seria feito primeiro para o governo de Cuba, o que seria uma importação de trabalho precarizado", sugeriu o médico. Ele diz ter conhecimento de programas na Bolívia e na Venezuela que seriam conduzidos dessa forma. Questionado sobre outro reclame da categoria, o veto da presidente Dilma Rousseff a pontos considerados polêmicos do Ato Médico, como diagnóstico e terapêutica em programas de prevenção a tuberculose e hanseníase, Curi reivindicou o fator da formação. 

"As pessoas não podem exercer coisas que não estão preparadas", opinou. O representante da AMB disse que a decisão implantou uma espécie de terrorismo dentro do ambiente da saúde, e que o governo retrocedeu na questão. "Isso foi acordado no Congresso com as outras cateorias da Saúde, mas o governo cedeu às lideranças e por isso se criou esse terrorismo", afirmou. O protesto da categoria é endossado pela Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR),  pelo Conselho Federal Medicina (CFM), e pela Federação Nacional de Medicina (Fenam) que estiveram reunidas em Brasília neste final de semana durante o Encontro Nacional de Entidades Médicas (Enem). 

Nesta segunda (12) termina o prazo de inscrição do programa Mais Médicos que tem como prioridade médicos brasileiros. Depois, é que são selecionados os profissionais estrangeiros. O objetivo, segundo o governo, é levar médicos para regiões do interior e periferias de grandes cidades para atendimento básico. Nas 700 cidades inscritas no programa que não contam com profissionais, não houve nenhuma inscrição de médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.