Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Dia Internacional da Juventude: jovens inovadores e empreendedores

Em 12 de agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude. Pelo mundo afora, essa parcela da população, motivada pela vontade de fazer o que gosta, em vez de optar por empregos tradicionais, vem destacando-se pelos exemplos de empreendedorismo. No Brasil, não é diferente.

Os jovens do país também vêm contribuindo para ampliar a parcela da população que decide criar uma empresa própria. De acordo com pesquisa do instituto Data Popular, quando considerada a faixa etária de 16 a 24 anos, 1,5 milhão de pessoas têm seu negócio. Além disso, cerca de 22 milhões de jovens pretendem empreender em algum momento da vida.

Esse era o caso de David Pinto, que, aos 26 anos, criou a empresa Doutor Resolve – Reparos e Reformas. Ter o próprio negócio sempre foi o sonho do empresário. Até que a dificuldade em encontrar bons profissionais para reformarem o seu imóvel permitiu que vislumbrasse uma oportunidade de empreender.

“Percebi muitos consumidores tinham o mesmo problema. Como já atuava no mercado de franquias, decidi criar uma empresa que prestasse o serviço de reformas e deu certo. Após três anos de existência, hoje temos 700 franqueados no Brasil, 50 unidades na Colômbia e planejamos chegar a mais três países da América Latina em 2014”, comenta.

Oportunidades e desafios:

A experiência do criador da Doutor Resolve demonstra que, para empreender, é preciso observar o mercado e ser capaz de inovar. Pedro Henrique Coutinho, presidente do Líderes do Amanhã, instituto capixaba de fomento à formação empresarial na juventude, considera que esse não é um problema para essa parcela da população. “Os jovens são movidos pela vontade de fazer a diferença. A capacidade de inovar e a energia, aliadas à possibilidade de criar um negócio de sucesso, os motiva a montar sua empresa”, observa.

Coutinho lembra que apenas o desejo de ter o próprio negócio e as boas ideias não garantem o êxito de quem almeja ter a própria empresa. Como todo empreendedor brasileiro, os jovens empresários também precisam lidar com as barreiras impostas pelo Estado. A alta carga tributária, a legislação trabalhista e a burocracia passam a fazer parte do seu dia a dia.

Para enfrentar esses desafios, o presidente da Líderes do Amanhã recomenda contar com o suporte de mentores experientes. “Na área de tecnologia, por exemplo, existe a possibilidade de buscar os investidores-anjo. Além do investimento financeiro, eles oferecem contribuição para a gestão e área comercial, identificam oportunidades e utilizam seu networking para acelerar o desenvolvimento da empresa”, exemplifica.

Dicas para empreender?

Bem-sucedido em seu negócio, David Pinto lembra que, para empreender, é necessário ter um capital mínimo e muita determinação e disciplina. “Seis em cada dez pessoas que ouvirem sobre a sua ideia vão criticá-la. Mas siga o seu feeling, tenha confiança e, claro, muita perseverança”, encoraja.

O presidente do Líderes do Amanhã também incentiva os jovens que querem empreender. Sua recomendação é aproveitar a juventude, quando as pessoas não têm tantos compromissos financeiros, para fazer essa aposta.

“Essa é uma fase da vida em que podem arriscar mais, errar mais e recomeçar mais vezes”, comenta.

No entanto, Coutinho argumenta que uma educação que estimule o empreendedorismo entre os jovens contribuiria para a criação de negócios prósperos. “O jovem deixaria de ter a visão somente técnica, e já iniciaria seu negócio de forma mais preparada e estruturada, encurtando a fase de aprendizagem e eliminando erros que podem ser evitados. 

Assim, potencializaria as chances de alcançar a sustentabilidade de sua empresa em um tempo menor”, analisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.