Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Itamaraju, Jucuruçu e Prado aderem ao programa “O MP e os Objetivos do Milênio”

Uma audiência pública de aderência ocorrida na tarde desta quinta-feira (15/08), no Salão do Júri do Fórum de Itamaraju, marcou a adesão dos municípios de Itamaraju, Jucuruçu e Prado ao programa “O MP e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos”. 

A solenidade aconteceu por iniciativa dos promotores de justiça João Batista Madeiro Neto, titular da 1ª Promotoria Pública e Augusto Joaquim de Azevedo Junior, titular da 2ª Promotoria Pública. A palestra de abertura ficou por conta da promotora de justiça da comarca de Ibotirama, Fernanda Carolina Gomes Pataro de Queiroz, que explicou os principais eixos do programa e ouviu a explanação das principais autoridades presentes.
De acordo com o promotor de justiça João Batista, o programa “O MP e os Objetivos do Milênio”, tem como objetivo fiscalizar os estabelecimentos de saúde e de ensino municipais e estaduais, observando as condições estruturais, sanitárias e de prestação dos serviços, além da correta aplicação de verbas públicas destinadas a estas áreas. 

O promotor João Batista abriu o evento salientando a necessidade de melhorar as condições de oferta da saúde e da educação no município e anunciou as datas das visitas às escolas e postos de saúde em Itamaraju, Jucuruçu e Prado.  
O programa ficou em primeiro lugar em premiação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na categoria Defesa dos Direitos Fundamentais. O Prêmio prestigia as melhores práticas bem sucedidas do Banco de Projetos do Conselho. 

Em Itamaraju, a palestrante Fernanda Carolina fez um relato da história, evolução e resultados do programa, que faz parte dos projetos estratégicos do Ministério Público e já foi implantado em diversos municípios baianos. Ela destacou as ações dos promotores de justiça que aderiram ao programa, bem como a campanha de conscientização com a cantora Cláudia Leitte e o ‘Prêmio Melhor Escola do Ano’.
Participaram do lançamento em Itamaraju, além dos representantes do Ministério Público, o presidente da subseção local da OAB, advogado João Ademir Fontes de Araújo, do procurador geral do município, advogado Esteferson Marcial, as secretárias de educação e saúde de Itamaraju, Dilza Reis e Jane Mattos respectivamente, além das prefeitas de Prado e Jucuruçu, Mayra Brito e Uberlândia Pereira e as secretárias de saúde de Jucurucu e Prado, Siderlândia Pereira e Bárbara Feitosa. 

Ainda participaram os presidentes das Câmaras Municipais de Itamaraju e Jucuruçu, Rubens Cleudes de Jesus Neves, o “Rubens do Hospital” (PR) e Anorino Souza Santos, o “Mizin” (PPL), além de outros secretários municipais, profissionais da saúde e da educação.
O presidente da Câmara Municipal de Itamaraju, vereador Rubens do Hospital, elogiou a iniciativa e disse que o Poder Legislativo será um parceiro do Ministério Público nesta fiscalização. 

“Observamos que os objetivos do programa são específicos e para fiscalizar os estabelecimentos de ensino nos municipais que visam o bem estar de crianças e adolescentes, se observa as condições estruturais, sanitárias e de prestação do serviço educacional, além da correta aplicação de verbas públicas destinadas a estes setores. Portanto, é importante que haja também a participação do Poder Legislativo e a participação popular para o êxito do programa. 

E a adesão dos municípios de Itamaraju, Jucuruçu e Prado, é o primeiro passo para a mudança da realidade destes municípios em direção a excelência na educação e na saúde”, destacou o presidente Rubens do Hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.