As denúncias chegaram aos deputados através da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Itamaraju e dão conta de que os profissionais sofrem com “a falta de sistematização dos PSFs e com a falta de profissionais, além da necessidade de realização de mapeamento para que haja um novo processo seletivo para agente comunitário de saúde com a regularização das atribuições específicas dos membros da equipe”.
Natural de Itamaraju, do distrito de Nova Alegria, o deputado disse no plenário da Câmara que o prefeito de Itamaraju, Pedro da Campineira, “maltrata o povo, porque não trabalha, não valoriza a questão da saúde, nem os agentes comunitários de saúde, nem os agentes de combate às endemias.
Tampouco os postos de saúde da família são cuidados”. Ainda conforme as denúncias encaminhadas pela Associação dos Agentes Comunitários de Itamaraju, o município deveria ter 161 agentes. No entanto, somente 132 estão contratados. “Em Nova Alegria, onde nasci, o ESF (Estratégia da Saúde da Família) não possui médico, nem enfermeiro, nem dentista, nem medicamentos, nem material de curativo”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário